Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Canadá retoma busca dos 12 desaparecidos do barco naufragado na Terranova

A busca pelos doze membros da tripulação do barco de pesca galego que naufragou na Terranova (Canadá) vai ser retomada, depois de ter sido cancelada na quarta-feira, confirmou hoje o representante do Governo espanhol na Galiza.

Canadá retoma busca dos 12 desaparecidos do barco naufragado na Terranova
Notícias ao Minuto

15:18 - 18/02/22 por Lusa

Mundo Canadá

De acordo com José Miñones, a procura dos 12 homens ainda desaparecidos será retomada "assim que as condições meteorológicas o permitam".

"O próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros [espanhol], o próprio ministro, nas conversas que manteve ontem [quinta-feira]com a sua homóloga [canadiana]..." confirmou que "assim que as condições meteorológicas o permitam, eles vão retomar a busca, pelo que isso podemos confirmar", disse o delegado na Galiza do executivo central.

O Governo espanhol também informou que foi enviada uma mensagem a três embarcações espanholas que se encontram na zona do naufrágio do barco Villa de Pitanxo, a pedir para "maximizar a sua capacidade de deteção e ver se ainda é de facto possível encontrar um corpo nestas circunstâncias".

O presidente do executivo regional da Comunidade Autonómica espanhola da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, disse que se trata de uma "boa notícia" que exista um "compromisso" de retomar a busca dos doze membros da tripulação do barco Villa de Pitanxo, que tinha sido cancelada na quarta-feira passada após 36 horas de busca.

O total de mortos confirmados no naufrágio é de nove tripulantes e continuam por localizar 12, tendo sido resgatados três com vida: o mestre da embarcação, Juan Padín, e o seu sobrinho Eduardo Rial Padín, assim como o pescador ganês Samuel Kwesi, residente em Marín (Pontevedra, Galiza), cuja mulher e filhos vivem em África.

Entretanto, o Conselho de Ministros espanhol aprovou hoje a declaração de luto oficial de 24 horas na segunda-feira, 21 de fevereiro, pelo naufrágio do "Villa de Pitantxo", anunciou a porta-voz do Governo, Isabel Rodríguez.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol foi ativado uma nova fase do Plano de Assistência Consular para conseguir a repatriação dos sobreviventes e vítimas do barco de pesca galego "com todas as garantias, rigor e diligência e o mais rapidamente possível".

Esta fase do plano, foi iniciada após a chegada a São João da Terranova de dois dos corpos resgatados do barco de pesca afundado e continuará este sábado com a chegada prevista ao porto dos três sobreviventes e dos sete mortos cujos corpos foram resgatados.

Leia Também: Polícia canadiana não vai investigar naufrágio de pesqueiro espanhol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório