Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos 16 mortos em ataque de milícia rebelde a aldeia na RDCongo

Pelo menos 16 pessoas morreram hoje num ataque do grupo rebelde Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (CODECO) no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), confirmaram as autoridades.

Pelo menos 16 mortos em ataque de milícia rebelde a aldeia na RDCongo
Notícias ao Minuto

14:31 - 15/02/22 por Lusa

Mundo RDCongo

O ataque ocorreu na aldeia de Scierie Landa, no setor Banyali Kilo, localizado na província de Ituri.

"A milícia chegou muito cedo, pela manhã, e começou a atirar em todas as direções antes de matar 16 pessoas, incluindo seis crianças e cinco mulheres", disse o chefe da aldeia, Basiloko Dieudonné, à agência de notícias local Actualité.

"Perante a ausência de militares das FARDC [governamentais], atuaram com calma. Os soldados vieram depois. Estamos a procurar ver se encontramos outros corpos pela cidade", acrescentou Basiloko Dieudonné, referindo que é a quarta vez que a aldeia é alvo de uma incursão dos rebeldes da CODECO.

Esta milícia causou pelo menos 62 mortes em outro ataque, perpetrado contra um campo de deslocados internos na província de Ituri no passado dia 01 de fevereiro.

A CODECO é um grupo rebelde pouco conhecido que nasceu em 2018 com o objetivo de lutar contra os abusos do Exército, embora tenha realizado inúmeros assassínios de civis e tenha multiplicado os ataques durante o último ano em Ituri.

Em meados de novembro de 2021, supostos rebeldes deste grupo armado atacaram vários assentamentos de deslocados internos, também em Ituri, matando dezenas de pessoas.

De acordo com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a CODECO matou mais de 400 pessoas em 2021, tornando-se atualmente a segunda milícia que mais vítimas mortais provoca na região.

Ituri e a província vizinha de Kivu do Norte estão sob estado de sítio desde maio passado em resposta à escalada da violência, mas desde então mais de 1.000 civis foram mortos, de acordo com o Grupo de Pesquisa do Congo, entidade não-governamental.

Desde 1998 que o leste da RDCongo é palco de um conflito alimentado por milícias rebeldes e ataques de soldados do Exército, apesar da presença da missão de paz da ONU (MONUSCO), que tem mais de 14.000 soldados destacados.

Leia Também: RDCongo. Pelo menos nove mortos em novo ataque de rebeldes ugandeses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório