Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Terrorista que matou 77 pessoas na Noruega vai continuar preso

Um tribunal norueguês rejeitou hoje o pedido de liberdade condicional do terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik, que matou 77 pessoas em 2011, considerando que existe "um risco óbvio" de reincidir no comportamento que levou ao massacre.

Terrorista que matou 77 pessoas na Noruega vai continuar preso
Notícias ao Minuto

16:27 - 01/02/22 por Lusa

Mundo Extrema-direita

"Há um risco claro de que (Breivik) regresse ao comportamento que levou aos ataques terroristas de 22 de julho", decidiu o Tribunal Distrital de Telemark, rejeitando o pedido de libertação.

No mês passado, Breivik esteve na audiência em que foi apresentado o pedido de liberdade condicional no tribunal que hoje anunciou o veredicto, onde, enquanto afirmava ter renunciado à violência, professou opiniões supremacistas brancas e fez saudações nazis.

Breivik nunca mostrou remorsos depois de praticar o crime mais sangrento alguma vez cometido na Noruega.

Em 22 de julho de 2011, o réu detonou uma bomba perto da sede do governo em Oslo, matando oito pessoas, e depois matou outras 69, a maioria adolescentes, atirando sobre eles num campo de férias da Juventude Trabalhista na ilha de Utøya.

O extremista de direita, agora com 42 anos, foi condenado em 2012 a 21 anos de prisão, a pena máxima no país mas que pode ser prorrogada enquanto for considerado uma ameaça à sociedade.

O veredicto determinava um período mínimo de dez anos de prisão, após o qual poderia pedir a liberdade condicional, o que fez agora, mas com a justiça a decidir que permanecerá preso.

Leia Também: Homem que matou 77 pessoas na Noruega faz saudação nazi em tribunal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório