Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Homem que matou 77 pessoas na Noruega faz saudação nazi em tribunal

Anders Behring Breivik esteve presente numa audiência para liberdade condicional.

Homem que matou 77 pessoas na Noruega faz saudação nazi em tribunal

Anders Behring Breivik, o militante de extrema-direita que em julho de 2011 matou 77 pessoas, maioritariamente adolescentes, na Noruega, fez a saudação nazi ao entrar no tribunal para uma audiência de liberdade condicional.

Recorde-se que o extremista norueguês foi condenado há 10 anos à pena máxima de 21 anos de prisão pelos atos terroristas na ilha de Utoya - onde morreram 69 pessoas que participavam no acampamento anual de verão da juventude do Partido Trabalhista norueguês - e no bairro governamental de Oslo - onde morreram oito pessoas numa explosão de um carro-bomba. 

Agora, o Tribunal Distrital de Telemark, em Skien, deverá decidir se o homem, de 42 anos, ainda representa, ou não, um perigo para sociedade após cumprir 10 anos da pena. 

Ao entrar no tribunal, de cabelo rapado, Breivik fez a saudação nazi e mostrou vários cartazes onde se lia em inglês: “"parem com o vosso genocídio contra as nossas nações brancas” e “Guerra Civil Nazi”.

Antes da audiência, a procuradora responsável pelo caso, Hulda Karlsdottir, adiantou à agência de notícias Reuters que “é necessário continuar com a detenção para proteger a sociedade”.

Já o advogado de defesa, Øystein Storrvik, sublinhou que “como em qualquer outro Estado de direito, um condenado tem o direito de requerer a liberdade condicional e Breivik decidiu fazer uso desse direito”.

Na quinta-feira, realizar-se-á uma nova audiência e a decisão deverá ser tomada no final do mês. 

Leia Também: Anders Breivik vai pedir liberdade condicional na terça-feira

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório