Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Arábia Saudita e Israel em exercício naval conjunto pela primeira vez

As Forças Armadas da Arábia Saudita e de Israel, países sem relações diplomáticas, participaram segunda-feira pela primeira vez em conjunto na maior manobra naval realizada no Médio Oriente, liderada pelos Estados Unidos, informou a Quinta Frota da Marinha norte-americana.

Arábia Saudita e Israel em exercício naval conjunto pela primeira vez
Notícias ao Minuto

00:05 - 01/02/22 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Com o nome de Exercício Marítimo Internacional 2022 (IMX), os exercícios bienais, supervisionados pelo 5.º Comando de Frota do Bahrein, centram-se na proteção das infraestruturas e no controlo de minas marítimas, mas este ano foram expandidos para incluir sistemas de defesa não tripulados.

"Não é apenas o maior exercício naval multinacional no Médio Oriente, mas também o maior exercício não tripulado do mundo, com mais de 80 sistemas não tripulados de 10 nações participantes", indicou a Quinta Frota numa nota.

Além disso, o exercício conjunto, que vai durar 18 dias, contará com a participação de 9.000 pessoas e 50 navios de mais de 60 países e organizações internacionais que operam na região.

Este ano, todavia, as Forças Armadas de Israel vão também participar nas manobras pela primeira vez em conjunto com países como a Arábia Saudita ou o Paquistão, com os quais não mantém relações diplomáticas.

Os exercícios coincidem com um momento em que a região, e o Golfo Pérsico em particular, é palco de uma crescente tensão, devido à troca de ataques entre os rebeldes houthis, do Iémen, e a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (EAU).

Em novembro de 2021, Israel participou pela primeira vez num exercício naval conjunto em com os EAU e o Bahrein, países com os quais estabeleceu relações diplomáticas em 2020, nos chamados Acordos de Abraham (ou Acordos de Abraão), patrocinados por Washington.

Leia Também: Coligação da Arábia Saudita nega responsabilidade em bombardeamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório