Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Manifestantes antivacinas no Canadá fazem parar o trânsito... e não só

Os protestos vão desde urinar no Memorial Nacional de Guerra a enfeitar a estátua do herói canadiano Terry Fox. Veja abaixo imagens da manifestação pelas ruas.

Notícias ao Minuto

10:20 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Durante este fim de semana, milhares de protestantes fizeram parte de diversas manifestações na capital do Canadá, Ottawa, desde urinar no Memorial Nacional de Guerra, dançar no Túmulo do Soldado Desconhecido e enfeitar com uma bandeira canadiana invertida a estátua do herói canadense Terry Fox com uma placa que dizia “mandato de liberdade”. Mas não se ficaram por aqui.

As manifestações tiveram início no sábado e prolongaram-se até ao dia seguinte em protestos contra as vacinas, contra a utilização de máscaras e contra confinamentos, segundo The Washington Post.

Alguns manifestantes trouxeram os camiões e estacionaram nas ruas à volta do Parliament Hill, o que fez parar o trânsito até domingo. Outros estacionaram nos terrenos do Memorial Nacional da Guerra e outros percorreram as ruas com cartazes e bandeiras.

A polícia da capital do Canadá anunciou, este domingo, que estão a ser investigadas possíveis acusações criminais depois das manifestações antivacinas. “Estão a decorrer várias investigações criminais relação à profanação da estátua do Memorial Nacional de Guerra/Terry Fox”, disse a polícia de Ottawa, divulgando que estão também a ser analisadas ameaças feitas à polícia.

O primeiro-ministro Justin Trudeau 'retweetou' uma declaração da The Terry Fox Foundation que dizia que “Terry acreditava na ciência e deu a sua vida para ajudar os outros”.

Trudeau afirmou que os canadianos não são representados por esta “minoria revoltada, pequena, de canadianos que estão a atacar a ciência, o governo, a sociedade e os conselhos de saúde pública”.

Leia Também: Canadá diz que Rússia poderá enfrentar "severas sanções e consequências"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório