Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Canadá diz que Rússia poderá enfrentar "severas sanções e consequências"

Anita Anand, ministra da Defesa do Canadá, esteve este domingo numa cerimónia com o ministro da Defesa da Ucrânia, Reznikov, em Kiev. Veja imagens abaixo.

Notícias ao Minuto

08:38 - 31/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O ministro da Defesa da Ucrânia, Reznikov, reuniu-se este domingo com a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, em Kiev, onde foi alertado para a ameaça iminente de uma invasão da Rússia numa altura de impasse internacional sobre a crise na Europa Oriental.

Anand revelou que o Canadá continua preocupado e posiciona-se do lado dos aliados. "É difícil para mim dizer qual a inteligência do governo ucraniano”, afirmou, acrescentando, contudo, que tinha acabado de chegar e ainda havia uma reunião pela frente.

"A inteligência que estamos a utilizar é consistente com nossos aliados, de acordo com a aliança da NATO", explicou a ministra da Defesa do Canadá, mencionando que é "inteligência sólida e que está a aumentar o número de tropas russas na fronteira ucraniana, inclusive na Bielorrússia".

“Acreditamos que a Rússia tem uma escolha e essa escolha é negociar" ou "enfrentará severas sanções e consequências", frisou Anita Anand, esclarecendo que o Canadá decidiu transferir militares canadenses para locais a oeste do rio Dnieper, que divide a Ucrânia em duas partes.

O governo ucraniano tem demonstrado que a ação militar por parte de Moscovo não é iminente e que os aliados ocidentais têm que diminuir a sua preocupação. Na sexta-feira, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, tentou animar o espírito da população, mas, no sábado, o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, segundo a CBC, pediu ao Ocidente que permaneça "vigilante e firme nos contactos com o lado russo" e que se “abstenha de tomar medidas que alimentem a ansiedade" e "abalem a estabilidade financeira" do país.

Leia Também: Kiev apela à Rússia para que retire militares e continue diálogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório