Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Tunísia impede 'alegado' ataque terrorista contra zonas turísticas

De acordo com as declarações oficiais, a suspeita terá chegado à Tunísia a 10 de janeiro, depois de ter passado um ano de formação na Síria.

Tunísia impede 'alegado' ataque terrorista contra zonas turísticas
Notícias ao Minuto

19:25 - 28/01/22 por Ema Gil Pires

Mundo Terrorismo

A polícia tunisina impediu um ataque, que visava áreas turísticas do país, planeado por uma mulher vinda da Síria. De acordo com as declarações proferidas, esta sexta-feira, pelo ministro do Interior da Tunísia, a suspeita terá sido treinada por "grupos terroristas" sírios aquando da sua estadia no país.

O responsável pelo Ministério do Interior acrescentou ainda que a mulher, que estava a planear um ataque com recurso a um cinto explosivo, foi entretanto detida. De acordo com as declarações oficiais, a suspeita terá chegado à Tunísia a 10 de janeiro, depois de ter passado um ano de formação na Síria, onde terá sido planeada a investida.

Segundo a Reuters, diplomatas ocidentais afirmaram recentemente que as forças de segurança tunisinas têm sido capazes de contrariar a maioria das conspirações militantes existentes nos últimos anos, estando mais eficientes no combate a estas ameaças. 

Exemplo disso é um incidente que decorreu em novembro, durante o qual a polícia foi capaz de impedir um extremista que queria levar a cabo um ataque com uma faca e um cutelo na capital do país.

Os últimos grandes ataques na Tunísia remontam já a 2015, ano em que militantes do Estado Islâmico mataram dezenas de pessoas em dois ataques: um num museu em Tunes, e outro numa estância balnear em Sousse.

Leia Também: Terrorismo? Há novas suspeitas de um atentado no Dakar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório