Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Disparate". Boris nega ter priorizado saída de animais do Afeganistão

"Posso assegurar-vos que os militares sempre deram prioridade aos seres humanos e é isso que está certo", disse, esta quinta-feira, o primeiro-ministro britânico.

"Disparate". Boris nega ter priorizado saída de animais do Afeganistão
Notícias ao Minuto

15:44 - 27/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Boris Johnson

"Um disparate total". Foi desta forma que o primeiro-ministro Boris Johnson adjetivou as informações que deram conta de que teria dado ordem para priorizar a saída de animais do Afeganistão, quando havia pessoas a necessitarem de serem retiradas do país. 

De acordo com a Sky News, novos emails tornados públicos parecem mostrar Trudy Harrison, a principal assessora parlamentar de Boris Johnson, a afirmar à Virgin Atlantic os seus esforços para encontrar um avião para retirar animais de Cabul.

Contudo, esta quinta-feira, o primeiro-ministro britânico desmentiu que tal tivesse sucedido: "Posso assegurar-vos que os militares sempre deram prioridade aos seres humanos e é isso que está certo". 

Recorde-se que a divulgação deste incidente não é de agora. Em dezembro, quando um ex-funcionário do Ministério das Relações Exteriores fez estas alegações, o primeiro-ministro já as tinha rejeitado. 

Contudo, na sequência de uma investigação do Comité de Relações Exteriores sobre como o governo britânico lidou com a crise no Afeganistão, foram expostas mensagens que sugerem que Boris Johnson autorizou pessoalmente os esforços de resgate de animais de estimação.

Todos os emails sobre esta questão podem ser lidos no site do Comité - aqui

Leia Também: Afeganistão. Boris Johnson priorizou a retirada de animais sobre pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório