Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Charles Michel exige que UE participe na solução da crise na Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, exigiu hoje, em Viena, um papel ativo da União Europeia (UE) na resolução da crise na Ucrânia e falou de "graves consequências" no caso de um ataque russo ao país vizinho.

Charles Michel exige que UE participe na solução da crise na Ucrânia
Notícias ao Minuto

23:48 - 26/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo destacou Charles Michel, a UE está comprometida na aposta em mais diplomacia, em diferentes formatos.

"A União Europeia também deve desempenhar um papel nisso [na solução da crise]", disse o chefe do Conselho Europeu, em conferência de imprensa, ladeado pelo chanceler austríaco, Karl Nehammer.

Charles Michel chegou a Viena vindo da vizinha Bratislava, onde se encontrou com o primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger.

O presidente do Conselho Europeu sublinhou que, caso não seja possível chegar a uma solução diplomática, a UE deve agir de forma unida.

"As consequências seriam enormes, se houver uma escalada militar", alertou Michel, acrescentando que, se assim acontecer, deve haver "sanções sérias" contra a Rússia.

Karl Nehammer, por sua vez, enfatizou a sua grande preocupação com as capacidades militares da Rússia e que o país liderado por Vladimir Putin deve entender que a UE nunca aceitará "que a política seja feita em relação à violência".

A Ucrânia e a NATO têm denunciado, nos últimos meses, a concentração de um grande número de tropas russas perto da fronteira ucraniana, considerando tratar-se da preparação de uma invasão.

Os ocidentais receiam uma invasão russa do território do país vizinho, como a de 2014 que culminou na anexação da península ucraniana da Crimeia.

O Kremlin (Presidência russa) rejeita ter uma intenção bélica nestas manobras.

Leia Também: Charles Michel cancela ida a sessão do PE após contacto com caso positivo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório