Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Mais de 400 anos depois, Catalunha vai perdoar condenadas por bruxaria

Foram condenadas à morte por bruxaria cerca de 50 mil pessoas entre 1580 e 1630 - cerca de 80% eram mulheres.

Mais de 400 anos depois, Catalunha vai perdoar condenadas por bruxaria
Notícias ao Minuto

16:06 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Catalunha

O parlamento da Catalunha deve aprovar esta quarta-feira uma resolução que perdoará mais de mil pessoas (a maioria mulheres) que foram condenadas pelo crime de bruxaria no século XVII. Segundo o El Periodico, a medida prova "reparar a memória histórica" de uma prática classificada pelo presidente da Catalunha de "feminicídio institucionalizado".

A resolução tem o apoio tanto dos partidos nacionalistas como dos partidos à esquerda.

Segundo o documentário da TV3 "Bruxas, a grande mentira", citado pelo The Guardian, foram condenadas à morte cerca de 50 mil pessoas entre 1580 e 1630 - cerca de 80% eram mulheres.

O assassínio de alegadas bruxas era uma prática comum na Europa, mas em Portugal e Espanha as maiores práticas de condenação à morte em massa eram encabeçadas pela Inquisição.

Na Catalunha, no entanto, eram comuns as caças às bruxas, culpadas por causarem mortes de crianças (que também eram comuns, tendo em conta as condições de saúde dos pais e dos bebés) e desastres naturais.

Qualquer mulher com uma posição mais firme na sociedade feudal da Catalunha era suspeita da prática de atividades como a bruxaria, o que 'justifica' que a esmagadora maioria das condenadas seja mulheres.

Leia Também: Homicídios de mulheres acusadas de bruxaria estão a aumentar na RD Congo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório