Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Kiev diz ter desmantelado grupo que preparava ataques a mando da Rússia

A Ucrânia indicou hoje ter desmantelado um grupo que agia sob ordem de Moscovo e que se preparava para realizar ataques armados para "desestabilizar" o país.

Kiev diz ter desmantelado grupo que preparava ataques a mando da Rússia
Notícias ao Minuto

12:48 - 25/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"As organizações do grupo estavam a preparar uma série de ataques armados contra infraestruturas", declarou, num comunicado, o serviço ucraniano de segurança (SBU).

Segundo o SBU, o grupo era "coordenado" pelos "serviços secretos russos".

Os dois organizadores, incluindo um russo, foram presos, disse a SBU, cujos agentes apreenderam "um artefacto explosivo, armas pequenas e munições" em Kharkiv, uma grande cidade localizada perto da fronteira com a Rússia, no leste do país, e em Zhytomyr, no centro da Ucrânia, a menos de 150 quilómetros de Kiev.

Os dois homens eram ex-comandos que participaram em combates, disse uma fonte da polícia à agência noticiosa France-Presse (AFP).

Sob o pretexto de procurar seguranças, "começaram a recrutar" pessoal, sobretudo russos que cometeram crimes violentos, acrescentou a fonte.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de ter reunido dezenas de milhares de tropas na fronteira ucraniana em preparação para uma possível invasão, bem como de tentar desestabilizar a situação dentro do território ucraniano.

Leia Também: Rússia manifesta "grande preocupação" com mobilização de tropas dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório