Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Estátua de conquistador espanhol derrubada antes de visita do rei

O rei de Espanha está de visita à ilha de Porto Rico e foi recebido por um protesto anticolonialista.

Estátua de conquistador espanhol derrubada antes de visita do rei
Notícias ao Minuto

21:45 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Porto Rico

Horas antes do rei Filipe VI de Espanha chegar à ilha de Porto Rico, para comemorar o 500.º aniversário da construção da capital de San Juan, a estátua do explorador e conquistador Juan Ponce de León foi derrubada sem a autorização do governo local.

Segundo o The Guardian, citando declarações ao El Nuevo Día, o presidente da câmara municipal da cidade, Miguel Romero, classificou o incidente como um "ato de vandalismo".

"Alguns indivíduos aproximaram-se da estátua e causaram danos", diz também o relatório da polícia, citado pelos média locais.

Tanto Miguel Romero como as autoridades desvalorizaram o incidente e focaram-se na celebração do aniversário da capital, que data de 1521, sendo que as celebrações foram adiadas no ano passado devido à pandemia.

Os órgãos de comunicação social locais dão conta de que um grupo conhecido como as Forças Libertárias Boriken assumiu a responsabilidade pelo derrube da estátua, alegando que não querem "nem reis nem invasores 'gringo'" - e aproveitam também para fazer referência ao facto de o Porto Rico não ser totalmente independente e pertencer aos Estados Unidos da América.

Boriken é ainda o nome dado à ilha pelos nativos Taíno, que habitavam o território antes dos castelhanos chegarem.

A ilha de Porto Rico foi o segundo território americano descoberto pelos europeus, quando Cristóvão Colombo chegou ao país em 1493. Ponce de León foi o primeiro governador da ilha, que começou por ser colonizada por castelhanos. Hoje sabe-se que as doenças trazidas pelos castelhanos dizimaram praticamente a totalidade da população indígena Taíno.

A vandalização da estátua de Ponce de León surge depois de nos últimos dois anos, desde a morte de George Floyd nos EUA, uma série de estátuas por todo o mundo terem sido derrubadas em protestos antirracistas e anticolonialistas, levando a um debate sobre a conservação de estátuas e monumentos de figuras ligadas a este período histórico.

Leia Também: Manifestantes anti-racismo ilibados após derrube de estátua em Inglaterra

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório