Manifestantes anti-racismo ilibados após derrube de estátua em Inglaterra

Quatro pessoas acusadas de derrubar em 2020 uma estátua do traficante de escravos Edward Colston na cidade de Bristol, no sul de Inglaterra, foram hoje absolvidas em tribunal das acusações de vandalismo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/01/2022 18:21 ‧ 05/01/2022 por Lusa

Mundo

Anti-racismo

Os quatro acusados, três homens e uma mulher, com idades entre os 21 e 36 anos, foram absolvidos por um júri após um julgamento no Tribunal Criminal de Bristol.

A estátua de bronze em homenagem ao comerciante de escravos do século XVII foi derrubada, arrastada pelas ruas e atirada à água no porto de Bristol por uma multidão durante uma manifestação do movimento anti-racismo Black Lives Matter em 07 de junho de 2020.

Os quatro arguidos tinham admitido a participação no protesto, mas contestaram a natureza ilícita dos atos e declararam-se inocentes de danos com intenção criminosa, estimados em 4.100 libras (4.900 euros). 

Edward Colston foi um comerciante e político do século XVII que fez fortuna a transportar africanos escravizados através do Atlântico para as Américas e que doou fundos para financiar escolas e instituições de caridade em Bristol.

Porém, o seu passado controverso originou uma petição pública com milhares de assinaturas para remover a estátua da cidade. 

A estátua danificada e pintada com grafitti foi posteriormente recuperada do fundo da água e colocada em exposição no museu da cidade, onde esteve até segunda-feira.

Entretanto, a autarquia iniciou uma consulta popular para colocar outra estátua no pedestal, após ter removido uma escultura erguida durante a madrugada de 15 de julho de 2020 sem a aprovação das autoridades.

A escultura, criada por Marc Quinn e intitulada "A Surge of Power", retrata a manifestante anti-racismo Jen Reid, que o artista viu numa fotografia dos protestos de 07 de junho, quando esta subiu ao pedestal, de punho no ar, após o derrube da estátua de Colston. 

Leia Também: Covid-19. Inglaterra sem um quarto dos trabalhadores do setor público?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas