Papa Bento XVI admite ter estado em reunião sobre padre abusador

Depois de primeiramente negar, o Papa Bento XVI admite agora ter estado na reunião.

Papa emérito Bento XVI está "gravemente doente"

© Reuters

Notícias ao Minuto
24/01/2022 11:44 ‧ 24/01/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Abusos sexuais

Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, admitiu esta segunda-feira - depois de ter negado - que esteve numa reunião em 1980, na qual foi discutido o caso de um padre abusador. 

Num comunicado à Agência Católica de Notícias, citado pela CNN e enviado pelo secretário particular, o Arcebispo Georg Gänswein, disse que o erro "não tinha sido cometido com intenção maliciosa", mas era "o resultado de um erro no processamento editorial da sua declaração" para a investigação independente encomendada pela Arquidiocese de Munique. Joseph Ratzinger "lamenta muito" e pediu desculpa, disse Gänswein.

A investigação sobre abusos do clero católico na Arquidiocese de Munique - onde Bento XVI foi arcebispo de 1977 a 1982 - mostrou na semana passada uma acta da reunião onde diz que ele estava presente.

O antigo sumo pontífice, conhecido como Joseph Ratzinger antes de se tornar Papa, planeia ainda emitir uma declaração detalhada. Bento XVI, agora com 94 anos, tornou-se o primeiro Papa em séculos a demitir-se, quando o fez em 2013. O seu mandato foi ensombrado por um escândalo global de abuso sexual na Igreja Católica. 

Leia Também: Messi recebeu uma camisola autografada do... Papa Francisco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas