Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Comunidade LGBT em Singapura lamenta retirada de anúncio com 'drag queen'

A comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros) em Singapura lamentou a decisão da Samsung de retirar um anúncio em que uma mãe muçulmana apoia o filho 'drag queen' (transvestido).

Comunidade LGBT em Singapura lamenta retirada de anúncio com 'drag queen'
Notícias ao Minuto

09:47 - 24/01/22 por Lusa

Mundo Singapura

Vanda Miss Joaquim, uma "drag queen" local popular nas redes sociais, denunciou a decisão da multinacional sul-coreana. "A Samsung Singapura usa conteúdo LGBT e depois recua. O que somos? Acessórios?", escreveu ele numa publicação no Instagram.

Um grupo de apoio à comunidade gay muçulmana da ilha, "The Healing Circle", lamentou a decisão de retirar o anúncio, que na sua opinião oferecia uma oportunidade para "promover o diálogo entre a comunidade muçulmana conservadora e os muçulmanos LGBT", em linha com o que foi expresso por outras organizações.

Por sua vez, a Samsung Singapura admitiu no Facebook, na semana passada, que retirou o anúncio por ter sido visto como "insensível e ofensivo por alguns membros da comunidade".

"Reconhecemos que estivemos aquém do que seria de esperar neste caso, e retirámos o conteúdo das nossas plataformas públicas", lê-se no texto. No entanto, a empresa garantiu que acredita que "a diversidade e inclusão alimentam a inovação e o crescimento".

O vídeo faz parte de uma campanha publicitária intitulada "Samsung -- Ouça o seu coração", e foi retirado das redes sociais da empresa em Singapura a 19 de janeiro, após acusações de que o anúncio era ofensivo para a religião islâmica.

Mais de 15 por cento da população de Singapura é muçulmana, principalmente malaios, que representam o segundo maior grupo étnico da ilha, depois dos chineses. Embora a constituição garanta a liberdade religiosa, o governo restringe atividades que possam ser percebidas como prejudiciais à "harmonia religiosa".

O vídeo faz parte de quatro histórias, produzidas em conjunto com a agência local Cheil Singapore, e mostra uma mulher vestida de 'hijab' a ouvir uma mensagem de agradecimento do filho 'drag queen' por apoiá-lo quando "poucos têm a mente tão aberta", com os dois a partilhar um abraço emocional no final.

As imagens receberam críticas nas redes sociais, onde a Samsung foi acusada de tentar normalizar a homossexualidade e o transgénero numa "sociedade conservadora".

O código penal de Singapura mantém a chamada secção 377 A, que pune homens que cometem "qualquer ultraje à moral pública" com outro homem com até dois anos de prisão, sem mencionar relações entre mulheres.

Apesar de pouco aplicada, as tentativas de declarar esta secção inconstitucional foram rejeitadas, e a posição do governo é de que a antiga colónia britânica ainda não está "pronta" para a descriminalização da homossexualidade.

A última tentativa foi motivada pela descriminalização de legislação semelhante, herança da era colonial britânica, na Índia em 2018.

Leia Também: Panamá e Singapura exigirão 3.ª dose para esquema vacinal completo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório