Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Jornalista assassinada no México. Terceiro repórter morto só em janeiro

A jornalista Lourdes Maldonado foi assassinada no domingo, o segundo profissional dos 'media' morto numa semana em Tijuana, elevando para três o número homicídios de repórteres no México, só em janeiro.

Jornalista assassinada no México. Terceiro repórter morto só em janeiro
Notícias ao Minuto

06:15 - 24/01/22 por Lusa

Mundo México

De acordo com a polícia, Lourdes Maldonado foi baleada quando chegava a casa.

A jornalista integrava o Programa de Proteção de Jornalistas da Baja California, mas a vigilância que lhe foi prestada não era permanente.

A repórter aderiu ao programa por medo de um problema legal que tinha com o antigo governador Jaime Bonilla, do Movimento de Regeneração Nacional.

Em março de 2019, Maldonado assistiu mesmo à conferência diária do Presidente Andrés Manuel López Obrador na Cidade do México, onde denunciou que a sua vida estava em perigo durante o conflito com Bonilla, então senador de licença.

"Também venho aqui para pedir apoio, ajuda e justiça laboral, porque até temo pela minha vida, porque se trata de um processo judicial que tenho com ele há seis anos", disse ao Presidente.

Na quinta-feira, Maldonado tornara pública a sua vitória no processo laboral instaurado contra a empresa Primer Sistema de Noticias, propriedade da ex-governador.

Esta é a segunda jornalista a ser assassinada em Tijuana em 2022, depois do fotojornalista Margarito Martínez, abatido a tiro a 17 de janeiro quando entrava no carro, junto a casa.

A 10 de janeiro, o jornalista José Luis Gamboa Arenas, diretor dos media digitais Inforegio, que trabalhava nas áreas da segurança e política, foi assassinado em Veracruz, um estado no leste do México.

Segundo os Repórteres sem Fronteiras (RSF), pelo menos sete jornalistas foram mortos no México em 2021, tornando-o no país "mais mortífero do mundo para a imprensa".

O México ocupa o 143.º lugar entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2021 da RSF.

Leia Também: Presidente do México submetido a cateterismo cardíaco

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório