Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Médicos Sem Fronteiras resgata 439 migrantes no Mediterrâneo

O navio humanitário "Geo Barents", dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), tem a bordo 439 migrantes resgatados em cinco operações de salvamento, estando à espera de autorização de os desembarcar em porto seguro, informou hoje aquela organização não governamental (ONG).

Médicos Sem Fronteiras resgata 439 migrantes no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

23:55 - 21/01/22 por Lusa

Mundo Migrações

Hoje, "as equipas dos MSF apoiaram mais de 76 pessoas, incluindo 12 crianças, duas operações de resgate. Agora estão a recuperar no 'Geo Barents', pois sobreviveram depois de atravessar o Mediterrâneo Central em barcos precários. Há 439 sobreviventes a bordo", explicou nas redes sociais.

Na noite de quinta-feira, o navio havia resgatado outras 67 pessoas "que estavam amontoadas num pequeno barco de madeira em perigo" e muitas das quais eram originárias do Bangladesh, incluindo um homem que "tinha sinais de um ferimento na cara que, segundo disse, foi provocado quando saiu da Líbia".

Anteriormente, o "Geo Barents" tinha salvado 87 e 109 pessoas noutras duas operações, incluindo várias mulheres e várias crianças pequenas, cujas vidas também estavam comprometidas.

Paralelamente, o navio "Mare Jónio", da ONG Mediterranea Saving Humans, resgatou 208 pessoas nos últimos dias e pediu um porto seguro para desembarcar.

Até ao momento, 410 migrantes desembarcaram em Itália, e comparação com os 358 no mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Interior italiano.

Também hoje um grupo de 34 migrantes de origem norte-africana foi resgatado ao largo da Grande Canária (Espanha), onde foi levado num barco de resgate marítimo, segundo as autoridades.

De acordo com o Salvamento Marítimo espanhol, os migrantes, que se dirigiram depois para o cais de Arguineguín, estavam de boa saúde.

Leia Também: UE devolveu 5.000 migrantes ilegais atraídos pela Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório