Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Era dos únicos sítios do mundo sem Covid até receber voo com 36 infetados

O primeiro voo internacional a chegar ao arquipélago de Kiribati transportava 54 passageiros. 36 estavam infetados.

Era dos únicos sítios do mundo sem Covid até receber voo com 36 infetados

O conjunto de mais de 30 ilhas que formam o arquipélago de Kiribati, no Oceano Pacífico, era dos poucos sítios que tinha escapado à propagação comunitária do vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, nos finais de 2019. Até agora.

Um voo da Fiji Airways, que fez a ligação das ilhas Fiji para a capital de Kiribati, Tarawa, foi o primeiro voo internacional a chegar ao país desde março de 2020. À chegada, na sexta-feira passada, os 54 passageiros tiveram de realizar um teste de despistagem à Covid-19 e 36 obtiveram resultado positivo. Todos estão “em quarentena” e a “recuperar bem”, segundo indicaram as autoridades locais, citadas pela imprensa internacional.

O caso tomou outras proporções após um segurança do estabelecimento onde os passageiros estão a cumprir quarentena testar positivo na terça-feira. Dois dias depois, na quinta-feira, outros dois casos foram detetados na comunidade.

A partir de segunda-feira, o arquipélago irá entrar num confinamento de pelo quatro dias e haverá recolher obrigatório nas próximas duas semanas para combater a propagação comunitária do vírus. O uso de máscara, o distanciamento social e a apresentação de passe vacinal para sair de Tarawa também passam a ser obrigatórios. 

As circunstâncias de como os passageiros contraíram o vírus estão a ser analisadas, visto que para viajar para o arquipélago é obrigatório cumprir uma quarentena de duas semanas antes do voo, além da realização de testes.

Esta é a segunda vez que a região regista casos de Covid-19, mas a primeira em que a infeção se alastrou para a população residente. Em maio de 2021, lembra o New York Times, foram detetados dois casos num cruzeiro atracado em Kiribati, mas os passageiros recuperaram em isolamento.

Segundo os dados mais recentes, Kiribati conta com 93,4% da população adulta vacinada com uma dose da vacina contra a covid-19, mas apenas 53,1% recebeu a segunda dose. 

Leia Também: AO MINUTO: Novo recorde de casos pelo 4.º dia; 100 mil jovens isolados

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório