Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Adolescente é a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha

Zara Rutherford tem 19 anos, é belga-britânica e piloto desde os 14. Veja imagens da sua chegada abaixo.

Notícias ao Minuto

16:28 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Volta ao mundo

Uma adolescente belga-britânica de 19 anos, filha de pais pilotos, bateu um recorde e tornou-se a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha, numa viagem que durou cinco meses. 

Zara Rutherford aterrou na Bélgica 155 dias depois de iniciar a sua viagem de cinco meses, com partida a 18 de agosto. A jovem, que começou a pilotar aos 14 anos, passou por 41 países e cinco continentes, tendo percorrido 51.000 km.

Confessou que "não o faria de novo". Na sua jornada teve que evitar os incêndios florestais na Califórnia, lidar com temperaturas frias na Rússia e contornar o espaço aéreo norte-coreano. "Houve momentos incríveis, mas também houve momentos em que temi pela minha vida", admitiu.

Segundo a Sky News, Zara partilhou que voar sobre Nova York e um vulcão ativo na Islândia foram os seus momentos favoritos. Foi recebida com gritos e aplausos ao desembarcar no Aeroporto Kortrijk-Wevelgem, onde estavam também os pais à sua espera. Envolta em bandeiras do Reino Unido e da Bélgica, comentou: "É inacreditável, ainda não processei o que está a acontecer". 

A viagem feita num avião Shark ultra leve estava planeada para três meses, mas o mau tempo e os problemas de visto fizeram com que se prolongasse por mais dois meses. Para cumprir os critérios de volta ao mundo, Zara tocou em dois pontos opostos do globo: Jambi na Indonésia e Tumaco na Colómbia, batendo assim o recorde da americana Shaesta Waiz, de 30 anos.

A jovem, que sonha em ser astronauta, espera que esta sua conquista incentive as mulheres na aviação, ciência e tecnologia. Zara obteve a sua licença de piloto em 2020 e planeia, em setembro, estudar engenharia na universidade.

De recordar que o americano Mason Andrews é o rapaz mais jovem a bater este recorde, que conseguiu em 2018, quando tinha 18 anos.

Leia Também: John Mayer terá pago avião privado para levar corpo de Bob Saget

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório