Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Covid-19. Dois tratamentos antivirais aprovados na Austrália

A aprovação provisória da Therapeutic Goods Administration (TGA) dos primeiros tratamentos orais para Covid-19, Lagevrio e Paxlovid foi hoje anunciada pelo governo australiano.

Covid-19. Dois tratamentos antivirais aprovados na Austrália
Notícias ao Minuto

10:01 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O governo australiano anunciou, esta quinta-feira, que o regulador de medicamentos do país, a Therapeutic Goods Administration (TGA), aprovou pela primeira vez dois tratamentos orais para a Covid-19.  

Lagevrio (molnupiravir) e Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), são os medicamentos aprovados e serão administrados por profissionais de saúde em circunstâncias limitadas, numa fase inicial.

Segundo a informação divulgada hoje, no site do governo australiano, estes “são tratamentos antivirais orais que se mostraram eficazes no tratamento de pessoas com Covid-19 leve a moderada que têm alto risco de progredir para doença grave, reduzindo internamentos em hospitais e Unidades de Cuidados Intensivos e morte potencial”.

O governo garantiu o acesso a 300 mil medicamentos de Lagevrio, da Merck Sharp & Dohme (MSD), e 500 mil de Paxlovid, da Pfizer, que serão fornecidos ao longo de 2022, esperando-se as primeiras entregas já nas próximas semanas.

Os medicamentos precisam de receita médica e serão tomados a cada 12 horas durante cinco dias, atuando de forma a evitar que o vírus se multiplique.

O governo australiano adianta ainda que os ensaios clínicos indicam uma redução do risco de hospitalização ou morte em pessoas infetadas com Covid-19 que correm alto risco de progredir para doença grave.

Leia Também: Covid-19: Áustria cria lotaria com prémios de 500 euros para vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório