Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Áustria cria lotaria com prémios de 500 euros para vacinados

A medida surge numa altura em que o país apresenta uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa Ocidental.

Covid-19: Áustria cria lotaria com prémios de 500 euros para vacinados
Notícias ao Minuto

09:32 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O governo austríaco anunciou a criação de uma nova lotaria nacional que pretende motivar os cidadãos nacionais a vacinarem-se contra a Covid-19, de acordo com a Reuters. A informação foi divulgada numa altura em que se sabe já que a vacinação contra a doença será obrigatória para adultos a partir de fevereiro. 

"O que há para ganhar na lotaria da vacinação? Vouchers", avançou o chanceler Karl Nehammer numa conferência de imprensa com a líder da oposição social-democrata, Pamela Rendi-Wagner, com quem a medida foi negociada.

O chanceler esclareceu que a ideia passa por oferecer uma recompensa financeira aos indivíduos vacinados. "Aprendemos com o passado e vimos que uma lotaria de vacinação é a melhor forma possível de criar um sistema deste tipo", apontou.

Assim, a ideia deverá passar por oferecer, a cada pessoa, um bilhete para participar na lotaria, por cada dose de vacina tomada. De acordo com Karl Nehammer, cada décimo bilhete distribuído valerá uma voucher de 500 euros ao seu portador.

Esta medida surge numa altura em que o número diário de novas infeções tem atingido valores recorde na Áustria, graças à elevada disseminação da variante Ómicron, e em que o governo pretende evitar um novo confinamento generalizado da população. 

Neste momento, cerca de 72% da população austríaca está totalmente vacinada contra o novo coronavírus, o que representa uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental.

Leia Também: Covid-19. Áustria torna vacinação "obrigatória" a partir de fevereiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório