Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Presidente turco vai a Kiev em breve para tentar apaziguar tensões

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vai efetuar, "nas próximas semanas", uma visita à Ucrânia para tentar apaziguar a tensão crescente entre Kiev e Moscovo, indicou hoje um porta-voz da Presidência turca.

Presidente turco vai a Kiev em breve para tentar apaziguar tensões
Notícias ao Minuto

14:04 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O Presidente Erdogan viajará para a Ucrânia para se encontrar com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Mas vamos permanecer em contacto próximo com os russos para evitar qualquer ação militar, cujas consequências seriam significativas e irreversíveis", disse Ibrahim Kalin.

Erdogan também convidou os Presidentes ucraniano e russo, Zelensky e Vladimir Putin, respetivamente, a deslocarem-se à Turquia "para resolver as divergências", acrescentou o mesmo porta-voz.

"A Turquia está pronta para desempenhar qualquer papel para aliviar as tensões. Fazemos isso como amigos da Rússia e da Ucrânia e como aliados da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", argumentou.

Estes contactos surgem num contexto de fortes tensões em torno da Ucrânia, com Kiev e os seus aliados ocidentais e acusarem a Rússia de uma concentração massiva de tropas junto à fronteira comum na perspetiva de uma eventual invasão.

A Rússia tem desmentido qualquer intenção bélica, mas formulou diversas exigências, que se destinam a garantir a sua própria "segurança".

A Turquia, Estado-membro da NATO, e a Rússia têm enfrentado alguns problemas nas relações bilaterais, sobretudo depois de Ancara ter fornecido 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) ao exército ucraniano e por se recusar a reconhecer a anexação russa da península da Crimeia, em 2014.

A Rússia já rejeitou as ofertas de mediação da Turquia por causa da venda de 'drones' turcos à Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia: Presidente Zelensky agradece a ajuda dos Estados Unidos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório