Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Negacionistas do tempo acreditam que uma hora, afinal, não tem 60 minutos

O tempo passa tão depressa, escreve o “fundador” do movimento no Twitter, que acredita que o tempos nos anda a ser roubado.

Negacionistas do tempo acreditam que uma hora, afinal, não tem 60 minutos

Nunca foi tão fácil começar uma nova teoria negacionista. Com a proliferação das redes sociais, estas tornaram-se palco de teorias estapafúrdias que surgem nos quatro cantos do mundo. Esta nova, acredita que o tempo está a passar mais rápido e que uma hora já não dura 60 minutos. 

Um tweet espoletou esta nova crença. O autor acredita que “as horas não duram 60 minutos” e levanta a possibilidade de que estejam a roubar o nosso tempo. 

Uma teoria que podia ter morrido ali, mas não. Os apoiantes e estudiosos do tema chegaram à caixa de comentários para mostrar o seu apoio. É, contudo, bastante difícil distinguir os comentários de quem efetivamente acredita no tema e de quem ali foi divertir-se a troçar do autor. 

Segundo o El Espanhol, este tweet está de acordo com a teoria científica que explica esta sensação de que os relógios andam mais rápido quando envelhecemos:  a Lei de Weber. Hannah Fry, matemática, explica que "embora um ano tenha sempre a mesma duração, a relação entre quanto tempo dura e quanto tempo nós vivemos fica cada vez menor".

E, tal como sustenta a BBC,  cada ano que passa acrescenta - em termos de perceção - menos ao total da nossa vida do que um ano quando somos crianças. Assim, à medida que envelhecemos, temos a sensação de que o tempo passa mais rápido. Fry tenta explicar com tempo dos presos na prisão: "Um período de seis meses atrás das grades parece muito mais do que um período de três, mas uma sentença de 20 anos e três meses é percebida muito mais do que outra de 20 anos".

Leia Também: Negacionista morre ao expor-se à Covid-19 para ter certificado



Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório