Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Bielorrússia anuncia chegada de tropas russas para manobras em fevereiro

A Bielorrússia anunciou hoje a chegada de tropas russas ao país, em números não divulgados, para exercícios militares conjuntos "de preparação de combate" que vão decorrer em fevereiro.

Bielorrússia anuncia chegada de tropas russas para manobras em fevereiro

"Os próximos exercícios de prontidão operacional e de combate vão realizar-se por causa do agravamento da situação política e militar no mundo, o aumento contínuo das tensões na Europa e em particular nas fronteiras sul e oeste da Bielorrússia", disse o Ministério da Defesa de Minsk através de um comunicado. 

O documento acrescenta que se trata de um exercício militar conjunto entre a Bielorrússia e a Rússia, que os pormenores não vão ser divulgados e que não existe necessidade de notificar os países vizinhos, "Polónia, Lituânia, Letónia e Ucrânia", sobre os "detalhes". 

Mesmo assim, foi comunicado que as manobras vão decorrer em duas fases: a primeira (até 09 de fevereiro) implica o destacamento das tropas russas e da Bielorrússia nas "zonas ameaçadas", estabelecimento da segurança das infraestruturas militares e proteção do espaço aéreo.

Depois, "entre 10 e 20 de fevereiro" vão decorrer em várias bases militares da Bielorrússia as manobras "Determinação de união 2022", um nome que evoca a aliança entre Minsk e Moscovo.

Na segunda-feira, o chefe de Estado da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, já tinha anunciado a realização dos exercícios militares mas não tinha feito referência a datas. 

O presidente bielorrusso justificou os exercícios referindo-se ao reforço do dispositivo da NATO na Polónia e no Báltico e à situação na Ucrânia. 

Na segunda-feira, segundo a France Presse, cidadãos russos difundiram filmes - através das redes sociais - que mostravam comboios de transporte de equipamento militar, blindados e outros veículos em direção à fronteira com a Bielorrússia.

As manobras na Bielorrússia, país aliado de Moscovo e situado a norte da Ucrânia, são anunciadas na altura em que a Rússia mantém destacados milhares de soldados na fronteira ucraniana fazendo aumentar, no Ocidente, os receios de uma invasão.  

O anúncio destes exercícios em território bielorrusso ocorre também no mesmo momento em que Moscovo e Washington devem decidir sobre eventuais esforços diplomáticos sobre a tensão na Ucrânia.

Leia Também: Bielorrússia anuncia manobras militares conjuntas com a Rússia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório