Jornalista alemã absolvida de acusações de terrorismo na Turquia
Um tribunal turco absolveu hoje a jornalista alemã Mesale Tolu após vários anos de julgamento por acusações relacionadas com terrorismo.

© Getty Images

Mundo Mesale Tolu
"Após quatro anos, oito meses e 20 dias: Absolvida das duas acusações!", indicou Tolu em mensagem no Twitter após a deliberação. Era acusada de divulgação de propaganda terrorista e de ser membro do banido Partido Comunista Marxista-Leninista.
De nacionalidade alemã, Tolu, 38 anos, foi colocada em prisão preventiva durante oito meses em 2017. Foi libertada de seguida, mas proibida de abandonar a Turquia até agosto de 2018. Atualmente vive na Alemanha.
Antes da sua prisão, Tolu trabalhou como tradutora e jornalista para a agência noticiosa turca ETHA.
As relações germano-turcas estavam particularmente tensas no momento da detenção de Tolu, quando outros oito alemães, ou com dupla nacionalidade alemã e turca, foram presos. Berlim considerou estas prisões como politicamente motivadas.
Os Repórteres Sem Fronteiras colocam a Turquia no 153º lugar, num total de 180 países, na sua lista de liberdade de imprensa (World Press Freedom Index) de 2021. De acordo com a União de Jornalistas turca, pelo menos 34 jornalistas e trabalhadores dos 'media' estão atualmente sob detenção.
Leia Também: Gabriel García Márquez teve uma filha secreta com jornalista mexicana
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Comentários
Regras de conduta dos comentários