Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Gabriel García Márquez teve uma filha com jornalista mexicana nos anos 90

O nobel da literatura deu o nome de Indira à menina, em homenagem à primeira-ministra indiana assassinada em 1984.  

Gabriel García Márquez teve uma filha com jornalista mexicana nos anos 90
Notícias ao Minuto

16:20 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Gabriel García Marquez

Há oito anos que o rumor pairava no ar e foi agora confirmado. Gabriel García Márquez teve uma filha com a jornalista mexicana Susana Cato, com quem colaborou em várias ocasiões. 

A informação foi confirmada pelo biógrafo de do autor vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 1982, Dasso Saldívar, que viu a fotografia “comovente” da menina sentada no colo do “pai doce”, avança o jornal El Universal.

“Eu nunca vou esquecer o sorriso de felicidade de Gabo, com a sua pequena filha nas pernas”, contou o biógrafo. O jornalista Tatis Guerra, o amigo Guillermo Angelo e o biógrafo Dasso Saldívar sabiam do segredo há anos, mas esperaram que os anos "amadurecessem" as palavras para não criar "um escândalo".

A filha de Gabo, como era conhecido, chama-se Indira,  em homenagem à primeira-ministra indiana assassinada em 1984.  Indira terá optado por usar o apelido da mãe. Ainda assim, García Márquez nunca esqueceu que tinha uma filha e ter-lhe-á oferecido uma casa e um carro. “No México sabem que ela é filha de Gabo, mas todos respeitam a sua vida privada”, sublinha o amigo de longa data Guillermo Angulo, ao mesmo jornal.

Gabriel García Márquez teve outros dois filhos com Mercedes Barcha, Rodrigo e Gonzalo. Estiveram casados mais de 60 anos e a mulher terá desconfiado da relação extraconjugal, mas optou pela descrição. O mesmo jornal avança que a notícia abalou a família do malogrado escritor, e que vão manter contacto com Indira, mas apenas para procedimentos jurídicos necessários. 

Indira Cato, atualmente com 30 anos, é, tal como o pai, uma contadora de histórias. É produtora cinematográfica e, em 2020, ganhou mais de quinze prémios com o seu primeiro documentário 'Llévate mis amores', de 2014. 

Gabriel Eligio Torres García, que também é sobrinho de Gabriel García Marquez, disse ter mantido contacto com Indira Cato através das redes sociais, embora nunca a tenha conhecido pessoalmente. "Os meus primos Rodrigo e Gonzalo falaram-me sobre ela casualmente num convívio", indicou.

Outros membros da família de Gabriel García Marquez, citados pelo El Universal, disseram que não falaram sobre a filha do escritor anteriormente por "respeito" a Mercedes Barcha, que morreu em agosto de 2020.

Gabriel García Márquez morreu a 17 de abril de 2014, na sua residência na Cidade do México, aos 87 anos.

Leia Também: 'Encanto' é inspirado no realismo mágico de García Márquez e Allende 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório