Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Parlamento da Macedónia do Norte elege novo primeiro-ministro

O parlamento da Macedónia do Norte elegeu no domingo o social-democrata Dimitar Kovacevski como primeiro-ministro, após mais de dois meses de crise política.

Parlamento da Macedónia do Norte elege novo primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

00:13 - 17/01/22 por Lusa

Mundo Dimitar Kovacevski

O novo governo de coligação, liderado pelo Partido Social Democrata (SDSM) de Kovacevski, foi apoiado por 62 deputados contra 56.

Vice-ministro das Finanças no governo anterior, Kovacevski sucede a Zoran Zaev, que se demitiu em dezembro depois de o seu partido ter sofrido uma pesada derrota nas eleições municipais.

Ao apresentar o seu programa ao parlamento no sábado, Kovacevski, com 47 anos, disse que a prioridade da sua equipa seria "um crescimento económico sustentável e mais forte".

Kovacevski, que assumiu o comando do SDSM em dezembro, prometeu enfrentar a crise energética do país e tentar aproximar-se da União Europeia (UE).

O Governo anterior, também liderado pelo SDSM, sobreviveu a uma moção de censura em novembro, após semanas de negociações com partidos mais pequenos.

Desde então, a oposição tem acusado o Governo de falta de legitimidade e apelado a eleições antecipadas. Kovacevski reiterou que as eleições terão lugar, como previsto, em 2024.

Na sua qualidade de vice-ministro das Finanças, Kovacevski, doutorado em economia, não granjeou de grande reputação e os observadores políticos têm questionado a sua capacidade de enfrentar os desafios que o país enfrenta.

Internamente, Kovacevski terá de lidar com as complexas relações entre os partidos da coligação e combater a corrupção, um dos maiores desafios que a economia do país enfrenta.

Em termos de política externa, o seu principal desafio será o de fazer avançar as conversações sobre a adesão do país à União Europeia, bloqueadas pela oposição da Bulgária.

Em 2019, a Macedónia do Norte acrescentou a palavra "Norte" ao seu nome oficial para distinguir o país da província grega da Macedónia.

A alteração, uma condição prévia para a adesão à UE, permitiu a Skopje aderir à NATO.

Porém, devido a disputas sobre questões históricas e a questões relacionadas com a língua macedónia, a Bulgária continua a bloquear a adesão do pequeno país à UE.

Leia Também: Primeiro-ministro da Macedónia do Norte anuncia demissão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório