Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Líder da Frente Polisário quer "diálogo sério" para a independência

O líder da Frente Polisário e presidente da República Árabe Sarauí Democrática (RASD), Brahim Ghali, expressou hoje a sua vontade de se envolver num processo sério de diálogo com garantias que permitam ao seu povo alcançar a independência.

Líder da Frente Polisário quer "diálogo sério" para a independência
Notícias ao Minuto

22:40 - 16/01/22 por Lusa

Mundo Brahim Ghali

Ghali recebeu hoje o novo enviado especial das Nações Unidas para o Sara, Steffan de Mistura, no campo de refugiados de Rabuni, na Argélia, escala numa viagem que se encontra a realizar pela região em conflito, a primeira desde que foi nomeado há quatro meses.

Ghali insistiu com o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) que a Frente Polisário exige "uma solução justa e equitativa, capaz de garantir ao povo sarauí o seu direito à autodeterminação e à plena independência, consagrada nas resoluções e acordos africanos e das Nações Unidas assinados em 1991", segundo a presidência sarauí, citada pela agência Efe.

"Durante a sua visita, Mistura pôde ver com os seus próprios olhos a situação em que vive o povo sarauí e ouviu a mensagem dos jovens, das mulheres e dos idosos. Uma mensagem muito clara de vontade de independência total", explicou a mesma fonte.

"Relativamente às nossas conversações com Mistura, reiterámos a nossa vontade de participar ativamente num processo sério, mas ao mesmo tempo [avisámos] que o nosso povo continuará a sua luta para alcançar os seus legítimos direitos à liberdade e independência", acrescentou a liderança sarauí.

A viagem do diplomata ítalo-sueco começou na passada quinta-feira em Marrocos, o país que ocupou a antiga colónia espanhola do Sara Ocidental em 1975, e deverá estender-se por uma semana. Depois dos campos de refugiados, Mistura deverá deslocar-se a Argel e Mauritânia, numa tentativa de encontrar uma solução para o fim do conflito regional mais antigo do norte de África.

O périplo de Mistura acontece num contexto muito diferente de outros levados a cabo por antecessores seus. As tropas marroquinas entraram há um ano na passagem de Guerguerat, uma zona desmilitarizada que Marrocos e a Mauritânia exploram comercialmente, e toda a região está imersa num nível elevado de tensão militar.

A Frente Polisário considerou a entrada das tropas marroquinas - que pretendiam expulsar um grupo de sarauís que protestavam contra a utilização da estrada no território que reivindicam - como uma violação do cessar-fogo assinado em 1991 e lançou uma ofensiva militar contra o muro de separação construído por Rabat no deserto, que ainda continua, um ano depois do incidente inicial.

Na opinião do representante da Frente Polisário junto da ONU e coordenador da missão da ONU para o Sara (Minurso), Sidi Mohamed Omar, esta visita tem lugar num contexto totalmente diferente dos contextos anteriores.

"Especialmente no que diz respeito ao estado de guerra aberta entre a RASD e o Estado ocupante de Marrocos desde o dia em que Marrocos violou o cessar-fogo em 13 de novembro de 2020, ao atacar um grupo de civis sarauís", afirmou Omar.

A posição da Frente Polisário - acrescentou - "é sempre a de lutar até à plena independência da República Sarauí". "Estamos numa situação em que não há nem cessar-fogo nem processo de paz e este é um dos grandes desafios que Steffan de Mistura deve enfrentar".

Leia Também: Líder da Frente Polisário depõe hoje perante justiça espanhola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório