Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Milhares manifestam-se em Paris contra revisão de prazos para aborto

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Paris contra uma proposta legislativa para aumentar os prazos para se fazer um aborto em França.

Milhares manifestam-se em Paris contra revisão de prazos para aborto
Notícias ao Minuto

17:13 - 16/01/22 por Lusa

Mundo França

A proposta de lei está a ser apreciada pelo parlamento francês e pretende aumentar de 12 para 14 semanas de gestação o período de tempo em que é possível a interrupção voluntária da gravidez.

Para as pessoas que hoje se manifestaram em Paris, de movimentos antiaborto, a proposta de lei é "iníqua", segundo disse aos jornalistas Nicolas Tardy-Joubert, presidente da iniciativa "Marcha pela vida", que se realiza todos os anos em janeiro.

Os manifestantes, segundo o relato da agência de notícias AFP, exibiram cartazes com frases como: "Parem de chatear os embriões" ou "Viver é um direito, não uma escolha".

Segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas estiveram na manifestação, que se realizou a cerca de três meses das eleições presidenciais francesas.

O presidente da "Marcha pela vida" afirmou que as eleições foram outro dos motivos para a mobilização de hoje e apelou aos candidatos para fazerem "da proteção da vida humana" uma "grande causa nacional".

Nicolas Tardy-Joubert afirmou que os grupos que organizaram esta manifestação não apoiam candidatos, mas têm "10 propostas", incluindo o restabelecimento de pelo menos três dias de reflexão para fazer um aborto e a rejeição do suicídio assistido e da eutanásia.

Leia Também: Estados Unidos. Milhares marcharam contra o aborto no Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório