Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

China ironiza com James Bond face a acusações de espionagem

A China recusou hoje alegações dos serviços secretos britânicos MI5 sobre uma alegada agente chinesa no parlamento britânico, ironizando com um cenário à James Bond.

China ironiza com James Bond face a acusações de espionagem
Notícias ao Minuto

13:31 - 14/01/22 por Lusa

Mundo China

"Algumas pessoas terão assistido a muitos filmes do [agente secreto] 007", afirmou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, em conferência de imprensa.

Wang reagiu assim à divulgação, pela imprensa britânica, de um aviso do MI5, que acusou uma pessoa, identificada como Christine Lee, de "conscientemente envolver-se em atividades de interferência política em nome do Departamento Frente Unida, do Partido Comunista Chinês".

A organização apontada é responsável pelo desenvolvimento de ligações entre o regime chinês e entidades estrangeiras.

O deputado conservador britânico Iain Duncan Smith, muito crítico de Pequim, expressou preocupação por Lee não ter ainda sido detida, mas apenas impedida de entrar no parlamento britânico.

De acordo com o MI5, ela desempenhou o papel de intermediária, ao fazer "doações financeiras a partidos políticos, deputados, aspirantes a deputados e pessoas que concorriam a cargos políticos no Reino Unido", em nome de cidadãos da China e de Hong Kong.

Christine Lee é suspeita de ter doado centenas de milhares de libras esterlinas a Barry Gardiner, um ex-líder do Partido Trabalhista, bem como ao próprio partido.

A suposta agente foi também fotografada com o ex-primeiro-ministro conservador David Cameron, em 2015, e, noutra ocasião, com o ex-líder trabalhista Jeremy Corbyn.

Em 2019, Christine Lee foi condecorada pela primeira-ministra conservadora Theresa May em reconhecimento pela sua contribuição para as boas relações entre o Reino Unido e a China.

A diplomacia chinesa garantiu respeitar o princípio de não-ingerência nos assuntos de outros países.

"Nós não nos intrometemos e não precisamos disso", disse Wang Wenbin.

Leia Também: Mulher obrigada a isolar repentinamente com encontro de Tinder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório