Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Autópsia revela que Tomás Gimeno asfixiou a filha Olivia de seis anos

Peritos confirmam morte violenta da menina. Criança foi atirada ao mar já sem vida.

Autópsia revela que Tomás Gimeno asfixiou a filha Olivia de seis anos
Notícias ao Minuto

14:11 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tenerife

A autópsia ao corpo de Olivia, uma das duas irmãs que foi raptada e morta pelo pai, Tomás Gimeno, revela que a morte da criança foi violenta e por meio de asfixia. De acordo com a rede de rádio espanhola Cadena SER, o corpo da menina foi atirado já sem vida para o mar. 

A conclusão é de um documento registado há dias no Tribunal de Violência contra a Mulher em Tenerife, Espanha, que indica que a menina foi morta por  "asfixia mecânica", sendo a causa imediata ou final "compatível com edema agudo de pulmão". 

A autópsia concluiu, ainda, que não havia nenhuma "substância de interesse toxicológico" presente no corpo.

Recorde-se que as duas meninas, Olivia de seis anos e Anna de um ano, desapareceram no dia 27 de abril. Em junho, as autoridades encontraram o corpo de Olivia dentro de uma mala presa à âncora de um barco, no fundo do mar. Uma outra bolsa vazia leva a crer que lá dentro estaria o corpo da menina mais nova, Anna, que continua a ser procurado.

O corpo da menina de seis anos foi encontrado com a ajuda do navio oceanográfico 'Ángeles Alvariño', que procedeu às buscas ao longo de vários dias na zona onde foi identificado o sinal de telemóvel de Tomás Gimeno pela última vez.

O relatório preliminar da autópsia ao corpo de Olivia, a mais velha das duas meninas, dizia que morreu de edema pulmonar agudo, facto que se confirma agora com os resultados desta autópsia. 

De acordo com a agência EFE, há possibilidade de o pai ter matado as crianças ainda na sua propriedade, em Igueste de Candelaria, antes de as levar para o barco, num plano premeditado para fazer sofrer a ex-companheira e mãe das meninas. Acredita-se que Tomás Gimeno poderá, depois disso, ter-se suicidado.

Nem o corpo de Tomás, nem o corpo de Anna foram recuperados.

Leia Também: Juiz vai autorizar fim das buscas de navio por Tomás Gimeno e Anna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório