Juiz arrasado por reverter condenação de adolescente por violação nos EUA

Robert Adrian reverteu a condenação, justificando que os 148 dias que o jovem de 18 anos passou na prisão foram suficientes. Vítima é uma adolescente de 16 anos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
13/01/2022 10:15 ‧ 13/01/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Illinois

Um juiz do estado norte-americano do Illinois está a ser fortemente criticado depois de ter decidido libertar um adolescente de 18 anos que havia sido condenado por violação. 

De acordo com o relatório, o juiz do condado de Adams, Robert Adrian, reverteu a condenação justificando que os 148 dias que passou o atacante na prisão foram suficientes.

"Clinton cumpriu quase cinco meses na cadeia do condado, 148 dias”, disse Adrian, de acordo com uma transcrição do tribunal citada pelo jornal Herald-Whig. “Pelo que aconteceu neste caso, isto é o suficiente de punição. Esta seria uma sentença justa.”

A reversão acontece depois de, em outubro de 2021, Drew Clinton ter sido considerado culpado de uma acusação de agressão sexual criminal em que a vítima era uma adolescente de 16 anos numa festa da escola, em maio de 2021. Recaia sobre o jovem uma pena mínima obrigatória de quatro anos, dos quais só cumpriu perto de cinco meses.

A vítima assumiu-se assustada após a reversão da condenação e as vozes contra o magistrados levantaram-se acusando-o de libertar violadores e envergonhar as vítimas. 

“O veredito e os comentários de Adrian enviam uma mensagem assustadora para outras vítimas de violação de que o seu comportamento, não o dos violadores, será julgado”, disse em comunicado a Quincy Area Network Contra o Abuso Doméstico ao WGEM.

A Quincy Area Network Contra o Abuso Doméstico é uma rede de "apoio emocional, físico e de crise para aqueles que foram agredidos ou abusados", indica a página da organização. 

Leia Também: Sacerdote russo condenado a 21 anos de prisão por abuso sexual de menores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas