Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"As crianças deveriam brincar". Papa faz alerta sobre trabalho infantil

Sumo pontífice ressalva que as crianças deveriam brincar e não trabalhar como adultos.

"As crianças deveriam brincar". Papa faz alerta sobre trabalho infantil
Notícias ao Minuto

14:58 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Papa Francisco

Esta quarta-feira, o Papa Francisco pediu aos governos do mundo para combater o trabalho infantil, na sua audiência semanal. O sumo pontífice ressalvou que as crianças deveriam brincar e não trabalhar como adultos.

Francisco lamentou ainda que, em muitos países, existam pessoas de todas as idades a trabalharem de forma clandestina, sem benefícios ou proteção legal.

"Vamos pensar nas vítimas do trabalho, nas crianças que são obrigadas a trabalhar. Isso é terrível", frisou.

Segundo a agência Reuters, a Organização Internacional do Trabalho da ONU (OIT) informou, num relatório do ano passado, que o número de crianças que trabalham aumentou para cerca de 160 milhões em todo o mundo em 2020.

"As crianças que estão na idade em que deveriam brincar são obrigadas a trabalhar como adultos. Pensemos naquelas crianças, coitadinhas, que procuram coisas no lixo e tentam encontrar algo útil para trocar ou vender", disse o Papa.

O chefe da igreja católica acrescentou ainda: “Os governos devem dar a todos a possibilidade de ganhar o pão, porque isso dá dignidade. O trabalho confere dignidade às pessoas”, disse.

De acordo com a OIT, a África tem o maior número de crianças que trabalham no mundo, com cerca de 72 milhões, 43% delas em trabalhos perigosos.

No final da audiência, no Vaticano, o Papa Francisco pediu um minuto de silêncio para lembrar os desempregados e as vítimas de acidentes industriais.

Leia Também: Sassoli: Papa lamenta morte de "crente animado de esperança e caridade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório