Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sassoli: Papa lamenta morte de "crente animado de esperança e caridade"

O Papa Francisco disse hoje que o presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, cujo funeral está marcado para sexta-feira, era um "crente animado de esperança e caridade" que muito trabalhou para o bem comum.

Sassoli: Papa lamenta morte de "crente animado de esperança e caridade"
Notícias ao Minuto

14:58 - 11/01/22 por Lusa

Mundo Papa Francisco

Num telegrama enviado à viúva de Sassoli, divulgado pelos serviços do Vaticano, o líder da Igreja Católica homenageou um "crente animado de esperança e caridade que, de forma pacífica e respeitosa, trabalhou para o bem comum com um compromisso generoso".

O Papa Francisco, que recebeu David Sassoli em audiência no ano passado, considerou também que a Itália e a Europa estão de luto com a morte do presidente do PE.

As cerimónias fúnebres de Sassoli, segundo divulgou o porta-voz do presidente do PE, Roberto Cuillo, iniciam-se na quinta-feira, com uma câmara ardente, na sala dela Promoteca do Campidoglio, em Roma, das 10:00 às 18:00 (menos uma hora em Lisboa).

O funeral terá lugar na sexta-feira, 14, às 12:00 (11:00 de Lisboa) na igreja de Santa Maria degli Angeli, também em Roma.

Sassoli morreu hoje aos 65 anos num hospital em Itália, sendo o primeiro presidente do PE a morrer em exercício de funções nas quais estava prestes a ser substituído, no cumprimento de um acordo de partilha do mandato de cinco anos.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um novo presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

Leia Também: "Era um amigo pessoal". António Costa recorda David Sassoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório