Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Onda de calor causa cortes de luz para 200 mil pessoas em Buenos Aires

A onda de calor está a provocar um maior consumo elétrico.

Onda de calor causa cortes de luz para 200 mil pessoas em Buenos Aires
Notícias ao Minuto

09:53 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Buenos Aires

Mais de 200 mil pessoas ficaram sem luz, esta terça-feira, em Buenos Aires, na Argentina, devido a uma onda de calor que causou o colapso do sistema elétrico. Esta é uma situação que se repete há vários anos.

Segundo dados do regulador nacional, 153.314 pessoas da empresa Edenor foram afetadas pelo apagão, devido a um “incêndio que ocorreu numa residência em San Martín”, diz a agência EFE.

Já Edesur, a outra empresa de eletricidade naquela área, esclareceu que algumas das suas linhas de alta tensão foram alvo de avarias, o que provocou o corte do serviço para 58.445 pessoas.

Ambas as companhias têm 5.3 milhões de clientes na sua alçada, dos quais 211.759 se encontram sem energia.

Recorde-se que a Argentina está a atravessar uma onda de calor, registando temperaturas acima dos 40ºC, o que incentiva um maior consumo elétrico. Ainda assim, espera-se que uma frente fria no centro do país cause uma ligeira descida das temperaturas.

Também as regiões vizinhas de Buenos Aires foram alvo de apagões no final de dezembro e princípio de janeiro, devido ao calor excessivo e ao consequente aumento do consumo elétrico.

Leia Também: Argentina assume presidência rotativa da CELAC para 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório