Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Chuvas no Brasil. Barragem da Usina, em Minas Gerais, em risco de romper

Espera-se que a situação de risco possa permanecer até esta sexta-feira.

Notícias ao Minuto

08:35 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Este domingo, a população da Usina do Carioca, no município de Pará de Minas, no Brasil, foi surpreendida com o quase rebentamento de uma barragem provocado pelas fortes chuvas que afetam a região.

Em entrevista à CNN Brasil, o responsável das operações no local informou que as comportas da barragem já foram abertas. Porém, o fluxo de água está tão intenso que, mesmo assim, foi necessário o alerta de evacuação preventiva para prevenir riscos para a população da região.

Entretanto os efetivos foram reforçados no local e espera-se que a situação de risco possa permanecer até esta sexta-feira.

Neste vídeo abaixo, partilhado nas redes sociais, é possível ver um bombeiro a pedir a todos os presentes se afastem daquele local.

Recorde-se que o Brasil está a ultrapassar uma difícil situação há vários dias com chuvas fortes. Este fim de semana, dez pessoas morreram e cerca de trinta ficaram feridas num acidente ocorrido no município de Capitólio, no estado de Minas Gerais.

Neste acidente, uma enorme pedra caiu da parede do bloco de rochas que cerca um lago sobre quatro barcos que navegavam numa lagoa. As autoridades suspeitam que as fortes chuvas ocorridas na região nos últimos dias pressionaram as paredes formadas por rochas sedimentares que apresentam menor resistência às intempéries, e que, em última instância, podem ter causado o deslizamento.

Leia Também: Novo balanço. Queda de parede rochosa provocou 10 mortos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório