Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Borrell expressa "grande dor" com perda de "político valioso" e amigo

O Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, expressou hoje "grande dor" pela morte do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, "um político valioso, mas, acima de tudo, um amigo".

Borrell expressa "grande dor" com perda de "político valioso" e amigo
Notícias ao Minuto

09:44 - 11/01/22 por Lusa

Mundo David Sassoli

"A morte de David Sassoli representa uma grande dor. Perdemos um político valioso, mas, acima de tudo, um amigo, um homem que dedicou a sua vida ao serviço dos outros, primeiro no jornalismo e depois nas instituições, como Presidente do Parlamento Europeu", escreveu o chefe da diplomacia europeia na sua conta oficial na rede social Twitter.

"Descansa em paz, caro amigo", conclui o dirigente espanhol, pertencente à família dos Socialistas Europeus, tal como Sassoli.

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.

Leia Também: Presidência francesa da UE lembra "dignidade, profissionalismo e devoção"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório