Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Israel recuperou dados internos sobre operadores de 'drones' do Hezbollah

A recente captura de um 'drone' do Hezbollah por Israel permitiu ao exército israelita aceder pela primeira vez aos dados que revelam a forma como o movimento libanês opera estes aparelhos, indicaram hoje fontes dos serviços de segurança.

Israel recuperou dados internos sobre operadores de 'drones' do Hezbollah
Notícias ao Minuto

15:20 - 07/01/22 por Lusa

Mundo Israel

O exército israelita, que em agosto intercetou uma destas aeronaves não tripuladas e recuperou os seus dados internos, conseguiu observar as imagens da localidade israelita de Zarit, perto da fronteira entre os dois países, segundo diversas fontes que revelaram as imagens à agência noticiosa AFP.

O exército do Estado judaico conseguiu desta forma aceder às imagens relacionadas com os presumíveis operadores destas aeronaves do Hezbollah, segundo estas frontes.

O exército israelita intercetou ou abateu desde o início de 2021 uma dezena de 'drones' nas suas fronteiras, indicou uma das fontes que requereu anonimato. Cinco destes aparelhos eram 'drones' do Hezbollah, incluindo um que terá sido neutralizado no início desta semana, precisou uma segunda fonte.

O exército israelita dispõe perto da fronteira com o Líbano de um centro de comandos aéreos com cerca de 20 militares e destinado a vigiar os aparelhos do Hezbollah, um movimento libanês próximo do Irão e um dos principais inimigos do Estado judaico.

"Ao longo dos tempos, aprendemos com o inimigo e o inimigo aprende connosco. É uma espécie de guerra de aprendizagem entre o Hezbollah e nós", sublinhou esta fonte.

Após ter liderado a utilização de aviões militares não pilotados, Israel vê hoje a sua superioridade tecnológica desafiada pelo Irão, que está a desenvolver 'drones' para uso militar.

No entanto, os aparelhos utilizados pelo Hezbollah não são necessariamente de origem iraniana, e por vezes estão disponíveis em simples lojas.

"É muito fácil comprar um [pequeno] 'drone' numa loja e utilizá-lo para recolher informações ou para outros objetivos", acrescentou a mesma fonte. Segundo assinalou, estes aparelhos permitem ao Hezbollah conhecer com maior precisão o que se está a ser preparado do lado israelita da fronteira, onde com alguma frequência decorrem trocas de disparos.

O Estado judaico há muito que inspeciona o espaço aéreo do seu vizinho para recolher informações. Desde 1982, durante a sua intervenção em plena guerra civil no Líbano, que Israel dispões de 'drones' de espionagem.

Leia Também: Síria: Cinco pessoas morrem ataques aéreos de Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório