Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Cazaquistão. Manifestantes tomam aeroporto de Almaty

Os manifestantes cazaques que hoje ocuparam vários edifícios públicos da cidade de Almaty em protesto contra a subida dos preços do gás no Cazaquistão tomaram também o aeroporto da cidade, que cancelou todos os seus voos.

Cazaquistão. Manifestantes tomam aeroporto de Almaty
Notícias ao Minuto

17:31 - 05/01/22 por Lusa

Mundo Cazaquistão

"O serviço de segurança do aeroporto disse-nos: desculpem, o aeroporto foi tomado. Hoje, não haverá voos", indicou o 'blogger' cazaque Alisher Yelikbayev, citado pela agência russa Interfax, durante um corte total de internet no país centro-asiático que impede o acesso aos meios de comunicação social locais.

Segundo Yelikbayev, as autoridades asseguraram durante todo o dia aos passageiros que o exército estava a defender o aeroporto e os aviões a descolar a horas, mas os militares não enfrentaram os manifestantes e retiraram.

O Cazaquistão é desde 02 de janeiro palco de protestos em várias cidades, que foram ganhando intensidade até se transformarem em violentos distúrbios que culminaram hoje na ocupação de vários edifícios governamentais na cidade de Almaty e em mais de 500 feridos.

O Presidente cazaque, Kassim-Yomart Tokaïev, afirmou hoje que há vítimas mortais, embora sem precisar o número, e alertou de que tomará medidas severas contra os manifestantes violentos, após assumir a presidência do Conselho de Segurança do país.

Além disso, decretou o estado de emergência e o recolher obrigatório na capital, Nursultan, em Almaty e noutras regiões afetadas pelos tumultos.

O detonador dos protestos foi o aumento dos preços do gás liquefeito, um dos combustíveis mais utilizados nos transportes do país, de 60 tengues por litro (0,12 euros) para o dobro, 120 tengues (0,24 euros).

Leia Também: Cazaquistão. Presidente promete "firmeza máxima" contra protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório