Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Bélgica reduz período de isolamento para assintomáticos de 10 para 7 dias

A Bélgica vai reduzir o período de isolamento para pacientes assintomáticos com covid-19 de 10 para sete dias, depois de as autoridades belgas terem definido na terça-feira uma série de mudanças em relação ao combate à pandemia.

Bélgica reduz período de isolamento para assintomáticos de 10 para 7 dias
Notícias ao Minuto

23:55 - 04/01/22 por Lusa

Mundo Covid-19

As autoridades de saúde federais e regionais, reunidas numa conferência interministerial, também concordaram que aqueles vacinados com duas doses num máximo de cinco meses que tiveram em contacto de alto risco não serão mais obrigados a cumprir quarentena.

Também serão excluídos da realização do teste PCR em caso de contacto de alto risco, embora sejam recomendados a respeitar as "medidas preventivas", incluindo o uso de máscara, o distanciamento e evitar estar com pessoas vulneráveis até 10 dias depois do contacto.

A quarentena de 10 dias vai permanecer em vigo para pessoas que receberam a segunda dose da vacina há mais de cinco meses e que ainda não receberam reforço, bem como para aqueles que não foram vacinados.

As novas medidas vão entrar em vigor no dia 10 de janeiro.

Um dos motivos para a redução do período de quarentena é a dificuldade de algumas empresas em funcionar com um número cada vez maior de pessoas sem poder ir ao local de trabalho.

Várias organizações, como a Federação belga de Empresas (FEB) e a organização flamenga para os trabalhadores independentes (Unizo), pediram nas últimas semanas que regras de quarentena fossem flexíveis devido ao receio de um aumento do absentismo.

Na próxima quinta-feira, a comissão de concertação do país vai reunir-se para analisar a situação sanitária e, em particular, a evolução da variante Ómicron e o seu impacto nos hospitais.

Também será decido se haverá ou não um maior relaxamento nas restrições.

Leia Também: AO MINUTO: Escolas com mais de metade dos surtos; Risco de nova variante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório