Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Assassinos de Jamal Khashoggi vivem em 'villas' de luxo em Riade

Relatos de testemunhas põem em causa a narrativa da Arábia Saudita de que foi feita justiça.

Assassinos de Jamal Khashoggi vivem em 'villas' de luxo em Riade
Notícias ao Minuto

11:16 - 31/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Jamal Khashoggi

Pelo menos três dos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi, que foram condenados pela justiça saudita, estão a viver e a trabalhar num “alojamento de sete estrelas” no interior de um condomínio do governo em Riade, avança o The Guardian, que cita uma fonte ligada a membros dos serviços de inteligência da Arábia Saudita.

Acredita-se que os assassinos estão a viver em 'villas' da agência de segurança estatal da Arábia Saudita.

A fonte citada pelo The Guardian falou com duas testemunhas que dizem ter visto os homens, e acrescentaram que familiares visitam-nos frequentemente e que podem usufruir de um ginásio no condomínio.

Os três homens foram condenados num julgamento considerado por muitos como uma farsa. Alguns dos elementos da equipa envolvida no homicídio e desmembramento de Jamal Khashoggi foram sentenciados a penas de morte, que posteriormente foram comutadas para penas de prisão perpétua.

As fontes confirmaram que os três homens vistos no condomínio de luxo foram Salah al-Tubaigy, o cientista forense que desmembro Khashoggi no interior do consulado saudita em Istambul, Mustafa al-Madani, que serviu de duplo do jornalista para simular que Khashoggi tinha saído do consulado vivo, e Mansur Abahussein, o homem que é acusado de liderar a operação.

Estes relatos colocam em causa a versão do governo saudita, que insiste que responsabilizou criminalmente os culpados do homicídio de Khashoggi.

Leia Também: França liberta homem suspeito do homicídio de Jamal Khashoggi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório