Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 35 mil militantes elegem hoje Rui Semedo novo presidente do PAICV

Mais de 35 mil militantes vão hoje às urnas eleger o novo presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), em que o deputado Rui Semedo é candidato único, após demissão de Janira Hopffer Almada.

Mais de 35 mil militantes elegem hoje Rui Semedo novo presidente do PAICV
Notícias ao Minuto

06:44 - 19/12/21 por Lusa

Mundo Eleições

Segundo avançou à agência Lusa fonte do partido, estão inscritos 35.627 militantes, no país e na diáspora, que vão eleger o deputado Rui Semedo novo presidente do PAICV, depois de alguns meses a exercer o cargo interinamente.

Janira Hopffer Almada pediu demissão do cargo após a derrota nas eleições legislativas de 18 de abril, nas quais o Movimento para a Democracia (MpD) renovou a maioria absoluta.

O partido informou em comunicado que a votação vai decorrer das 09:00 às 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa), em todo o território nacional e na diáspora.

O candidato Rui Semedo vai exercer o seu direito ao voto às 11:00, no Centro Comunitário do Bairro do Pensamento, na cidade da Praia.

Os resultados serão divulgados por volta das 19:00 locais.

Quanto apresentou publicamente a sua candidatura, Rui Semedo defendeu um reencontro com as "raízes" e a "mobilização dos militantes", mas sem adiantar se pretende concorrer a primeiro-ministro em 2026.

"O PAICV precisa de ser um partido de todos os cabo-verdianos. Para além de ser um partido dos militantes", afirmou o antigo líder parlamentar do PAICV e antigo ministro da Defesa e dos Assuntos Parlamentares no Governo do PAICV, garantindo que para já só concorre a este mandato, de três anos (2022-2024).

Acrescentou que só depois desse período -- apenas com eleições autárquicas, em 2024 - é que avaliará o futuro, nomeadamente tentar um segundo mandato e concorrer ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2026.

"É claro que deve-se preparar, permanentemente, para os desafios futuros. O partido não se prepara apenas para o presente, neste momento preparamo-nos para os desafios de 2024 [autárquicas], vamos lançando também as bases para 2026 [legislativas]", afirmou Rui Semedo, aos jornalistas.

E garantiu que é "cedo demais" para falar das legislativas de 2026, já que a anterior eleição aconteceu ainda em abril deste ano.

Depois das eleições, o maior partido da oposição cabo-verdiana vai realizar o seu Congresso Nacional entre 28 e 30 de janeiro de 2022.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório