Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: Madeira bate recorde de casos; Países Baixos confinam amanhã

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Madeira bate recorde de casos; Países Baixos confinam amanhã
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Arranca este sábado mais uma fase da vacinação contra a Covid-19, com o número previsto de cerca de 77 mil crianças de 9, 10 e 11 anos a serem inoculadas contra a doença este fim de semana. Este é um passo importante para tentar achatar a curva de incidência que tem vindo a subir nas últimas semanas, apesar de não tão grave como em outros países como Reino Unido e Dinamarca.

A ministra da Saúde, Marta Temido, recordou ontem que a nova variante, a Ómicron, vinda de África do Sul, já é responsável por 20% dos casos em Portugal. Prevê-se que na semana do Natal esse número atinja os 50% e no fim de ano os 80%, visto que, tudo indica que esta seja mais transmissível do que a Delta. Por essa razão, o Governo pretende reforçar o "uso de máscaras", a "vacinação" e o "controlo de fronteiras".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã de domingo. Em caso de sintomas, isole-se, contacte a autoridade de saúde e siga as recomendações dadas.  

23h57 - Brasil regista 3.323 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde brasileiras reportaram, este sábado, mais 3.323 casos de Covid-19 e 153 mortes devido à doença, nas últimas 24 horas, num momento em que os números continuam a baixar. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o país chegou assim hoje aos 22.212.343 casos de infeção já diagnosticados e às 617.754 mortes relacionadas com o novo coronavírus, desde que a pandemia chegou ao país.

23h42 - Alemanha decreta quarentena para quem venha do Reino Unido

Quem viajar do Reino Unido para a Alemanha terá de fazer quarentena a partir da meia-noite desta segunda-feira, dia 20, tendo ainda de apresentar um teste Covid-19 negativo. Os ministros da saúde regionais da Alemanha exigiram ao governo, este sábado, que introduzissem regras mais duras tendo em conta aumento de casos da variante Ómicron no Reino Unido.

22h34 - Vacinação? "Natural que os pais tenham dúvidas", mas devem ouvir médicos
 
A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) salienta que as vacinas contra a covid-19 são eficazes e seguras e recomenda aos pais que se aconselhem junto de profissionais de saúde e não através das redes sociais.

21h57 - Madeira registou maior número de casos diários desde o início da pandemia
 
A Madeira registou 246 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia, passando agora a contabilizar 1.226 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS). O boletim epidemiológico diário divulgado pela DRS dá conta que, dos 246 novos casos, sete são importados e os restantes são de transmissão local, acrescentando que há hoje mais 98 doentes recuperados.

21h05 - Mais de 41 mil crianças vacinadas contra a Covid-19 este sábado
 
Cerca de 41.200 crianças foram vacinadas contra a covid-19 até às 19h00 de hoje, anunciou o Ministério da Saúde. De acordo com comunicado dos Serviços Partilhados do ministério e da Direção-Geral da Saúde, das crianças vacinadas 37.900 tinham feito o agendamento prévio, tendo as restantes beneficiado da oportunidade de vacinação sem marcação.

20h24 - Itália soma hoje mais 123 mortos e 28.064 casos de Covid-19

Itália reportou, este sábado, mais 123 vítimas mortais associadas à Covid-19, o que evidencia um ligeiro recuo em relação ao dia de ontem, contando hoje com menos 3 mortes. Já quanto ao número de contágios, nas últimas 24 horas, o país contabilizou mais 28.064 - um ligeiro decréscimo em relação a ontem (28.632), indicam dados oficiais.  Desde que o SARS-CoV-2 foi detetado no país, as autoridades sanitárias já notificaram 135.544 vítimas mortais e um total de 5.364.852 de casos.

19h33 - Países Baixos entram em confinamento a partir de amanhã

Os Países Baixos vão entrar em confinamento a partir de amanhã, domingo, durante o período de Natal e Ano Novo, para se precaverem contra a nova variante da Covid-19, Ómicron. Neste confinamento, lojas não essenciais, bares, restaurantes, cinemas e teatros, museus, cabeleireiros e ginásios estarão fechados até, pelo menos, 14 de janeiro. As escolas fecham até 9 de janeiro.

18h59 - França reporta mais 58.536 casos e 86 óbitos nas últimas 24 horas

França registou, este sábado, mais 58.536 infeções por Covid-19 e mais 86 óbitos associados à doença. No total, já foram identificados 8.577.376 casos positivos e 121.320 pessoas morreram, de acordo com dados das autoridades de Saúde francesas. Estão neste momento, 15.370 pacientes com Covid-19 internados em hospitais, mais 816 do que ontem. Destes, 2.933 ocupam unidades de cuidados intensivos. 

18h29 - Reino Unido soma 90.418 casos de Covid, dos quais 10.059 são de Ómicron

O Reino Unido soma, este sábado, mais 90.418 infeções por Covid-19 e bateu de novo o recorde no que ao número de casos diários referentes à variante Ómicron diz respeito. Foram hoje identificados 10.059 casos da Ómicron, fazendo o número total ascender a 24.968 no país. Relativamente ao número de óbitos, são este sábado mais 125. O Reino Unido conta no total com 147.173 mortos desde o início da pandemia.

18h01 - Mais 95.411 inoculações contra a Covid-19 e a gripe em Portugal

Foram administradas, em Portugal, relativamente ao dia anterior, mais 95.411 doses de vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe. Os dados foram revelados este sábado através do relatório diário de vacinação, emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Deste total, 4.100 correspondem à vacinação primária completa (primeira e segunda doses contra o novo coronavírus). Há 8.643.063 residentes no nosso país que já terminaram este processo. Quanto à vacinação de reforço, houve, nas últimas horas, mais 70.276 inoculações. Há, até ao momento, 2.322.698 portugueses com a terceira dose da vacina contra a Covid-19. 

17h25 - Cerca de 80% da rede de laboratórios realiza testes rápidos gratuitos
 
Cerca de 80% da rede de laboratórios em Portugal está a realizar testes rápidos gratuitos à covid-19 ao abrigo do regime de comparticipação de testes antigénio de uso profissional, disse hoje à Lusa um responsável do setor. Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Nacional dos Laboratórios Clínicos (ANL), Nuno Saraiva, disse que a "maioria das pessoas têm a ideia de que só as farmácias é que estão a fazer testes rápidos gratuitos" à covid-19, o que também é possível em laboratórios.

17h23 - Manifestações na Alemanha contra medidas e vacinação obrigatória
 
Cerca de duas mil pessoas manifestaram-se hoje na cidade alemã de Schwerin contra as medidas anticovid e a vacinação obrigatória, enquanto em Hamburgo está prevista uma marcha com 8.000 manifestantes. Segundo o comunicado da polícia de Schwerin (Norte da Alemanha), capital do estado federal de Mecklemburgo-Antepomerânia, os três protestos - dois contra as restrições anticovid e uma contramanifestação - decorreram sem incidentes e sem violar as medidas impostas para a sua realização.

16h29 - Ómicron detetada em 89 países, casos duplicam rapidamente, diz OMS
 
A variante Ómicron do coronavírus foi detetada em 89 países, e os casos de covid-19 envolvendo a variante duplicam a cada 1,5 a 3 dias em locais com transmissão comunitária, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). A "vantagem de crescimento substancial" da Ómicron sobre a variante Delta significa que é provável que em breve supere a Delta como a forma dominante do vírus em países onde se espalha localmente, de acordo com a agência de saúde da ONU.

16h28 - Portugal levanta suspensão de voos não essenciais de e para Moçambique

Portugal levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos não essenciais de e para Moçambique, depois de ter decretado esta medida, a 30 de novembro, por causa da Ómicron, a nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul.

16h15 - Milhares protestam em Londres contra 'Plano B' e certificado digital

Um grande grupo de pessoas que se opõe às restrições da Covid-19 reuniu-se,  na manhã deste sábado em Westminster, Londres, para protestar contra o anúncio do 'Plano B' de Boris Johnson, que impôs mais restrições no Reino Unido. Os manifestantes são contra o 'Plano B', assim como contra os certificados de vacinação e a possibilidade de o governo britânico avançar com o 'Plano C', que pode ser ainda mais restritivo.

15h52 - Mayor de Londres preocupado com ausência de pessoal na saúde por Ómicron

O presidente da câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, disse hoje estar "incrivelmente preocupado" com a ausência de trabalhadores nos serviços públicos da saúde e na polícia devido ao aumento rápido dos contágios da covid-19 com a variante Ómicron. Em declarações à BBC, Khan encorajou a população a ser vacinada com a dose de reforço, assim como a também serem vacinados aqueles que não receberam a primeira dose, dizendo que "nunca é tarde" para se imunizarem.

15h31 - Crianças dão "exemplo de cidadania". O 1.º dia da vacinação em imagens

As crianças entre os 9 e os 11 anos começaram, este sábado, a ser vacinadas contra a Covid-19, num processo que tem decorrido sem incidentes até ao momento. De acordo com as autoridades de saúde, cerca de 77 mil crianças desta faixa etária fizeram o autoagendamento para receberem a primeira dose da vacina este fim de semana. Em declarações aos jornalistas, Lacerda Sales, que marcou presença no arranque do processo de vacinação desta faixa etária num centro de vacinação de Gondomar, reconheceu que as crianças estão a dar "um exemplo de cidadania".

Notícias ao Minuto© Getty Images

14h20 - Portugal volta a ultrapassar os 5 mil novos casos diários

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 5.062 novos casos e 12 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este sábado. Já o número de internados desceu nas últimas horas. Há menos 32 pessoas hospitalizadas nas enfermarias portuguesas. Há mais 5.016 recuperados, cifrando-se este valor em 1.131.643 desde o início da pandemia. No total, desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao nosso país, as autoridades de saúde já reportaram 1.220.836 casos de infeção e 18.753 mortes relacionadas com o SARS-CoV-2.

14h12 - Governo afirma esforço para repor faltas de testes até ao Natal

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o Governo está a fazer um esforço para repor, nas farmácias e laboratórios, as faltas de testes ao novo coronavírus, visando chegar ao Natal "com tranquilidade".

13h28 - Lacerda Sales apela aos médicos para esclarecerem pais sobre vacinação de crianças

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde apelou hoje aos médicos pediatras e de medicina geral e familiar para se envolverem no esclarecimento dos pais sobre a vacinação das crianças e ajudarem a construir o "capital de confiança".

12h54 - Mais de mil testes efetuados no Congresso do PSD. Não há casos positivos

Mais de mil testes de antigénio para deteção do coronavírus SARS-CoV-2 foram efetuados até ao final da manhã do segundo dia do 39.º Congresso do PSD, sem ter sido detetado qualquer caso positivo, informou fonte da organização à Lusa.

12h11 -   Açores com 36 novos casos e 34 recuperações

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 36 casos de covid-19, a par de 34 recuperações e nove internamentos, somando 326 infeções ativas, divulgou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h09 - Paris obriga trabalhadores da saúde e bombeiros a tomar 3ª dose

Paris vai obrigar os trabalhadores da saúde e os bombeiros a tomarem uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para evitar a generalização de surtos de contágios em hospitais. O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, salientou hoje, numa entrevista com a France Inter, que a vacinação tem de ser acelerada devido à variante Ómicron, que é "muito, muito, muito mais contagiosa" do que a Delta e que poderá ser a mais comum em França dentro de duas semanas.

11h52 - Turquia promete 15 milhões de doses de vacinas para África

A Turquia enviará 15 milhões de doses de vacinas anti-covid para a África, prometeu hoje o presidente Recep Tayyip Erdogan num encontro que reuniu dezenas de líderes do continente em Istambul.

11h34 - Crianças estão a ser "exemplo de cidadania"

António Lacerda Sales afirmou hoje que os portugueses são um motivo de orgulho "pelo exemplo de cidadania" que estão a dar no que à vacinação de crianças diz respeito. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde referia-se, assim, à adesão dos pais dos mais novos à vacinação das crianças dos 9, 10 e 11 anos que teve hoje início.

11h24 - OIM apela à vacinação em função do risco e não da nacionalidade

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), António Vitorino, apelou hoje para que a programação da vacinação contra a covid-19 seja feita "baseada no risco e não na nacionalidade" das pessoas, "independentemente da sua situação legal".

10h43 - França intensifica investigações a certificados digitais falsos

A proliferação de certificados digitais falsos em França está a levar as autoridades a intensificar as investigações, tendo já abertos 400 inquéritos e detido mais de uma centena de pessoas, informaram hoje as autoridades.

10h33 - Ómicron está a espalhar-se rapidamente mesmo em países com alto índice de imunidade

A nova variante da Covid-19 está a espalhar-se significativamente mais rápido do que a Delta, mesmo nos países onde o índice de imunidade, adquirido pela infeção ou vacinação, é mais elevado, revelou este sábado a Organização Mundial da Saúde (OMS). A Ómicron, descoberta pela primeira vez na África do Sul, é considerada uma "variante preocupante" e já está presente em cerca de 90 países. 

10h20 - Rússia reporta 27 mil novos casos e mais de mil mortes em 24h

As autoridades russas reportaram, este sábado, mais de 27.434 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 1.076 mortes relacionadas com a doença. Apesar disso, o país está a registar, nos últimos dias, um recuo no número de novas infeções, assim como nos óbitos registados na sequência do SARS-CoV-2. No total, o país já registou 10.186.823 casos do novo coronavírus e 296.180 vítimas mortais.

10h11 - Países Baixos estudam novo confinamento

Os Países Baixos estão a estudar um novo confinamento (quase total) para evitar o avanço da variante Ómicron. De acordo com a imprensa holandesa, o governo reúne-se este sábado, com urgência, depois de os especialistas terem aconselhado os decisores políticos a colocar o país novamente sob fortes medidas. Para os peritos, apenas os serviços de primeira necessidade, como supermercados hospitais, bombeiros, etc, deviam permanecer abertos nesta fase. Resta saber, até onde é que o Executivo holandês está disposto a ir.

09h54 - Hesitação com vacinas é semelhante à rejeição da vacinação infantil

A hesitação em relação à vacinação contra a covid-19 em Portugal apresenta um perfil semelhante ao verificado nas pessoas que recusam a vacinação infantil, em termos gerais, disse à agência Lusa a socióloga Ana Patrícia Hilário.

09h19 - Portugal regista novo máximo de testagem semanal à Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revelou, este sábado, que Portugal alcançou, entre 10 e 16 de dezembro, um novo máximo de testagem semanal à Covid-19, com um total de 994.453 testes de diagnóstico realizados em apenas sete dias.

09h00 - Ómicron também estar a espalhar-se rapidamente em França

O ministro da saúde francês, Olivier Veran, revelou, este sábado, em entrevista à rádio France Inter, que o governo decidiu proibir as viagens não essenciais ao país devido à rápida disseminação da variante Ómicron em França. De acordo com o governante, 7% a 10% dos novos casos de Covid-19 diagnosticados em França são desta nova estirpe. Durante a mesma entrevista, Olivier Veran disse que, se tudo correr como o esperado, no início da próxima semana, será dada 'luz verde' à vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos.

08h55 - Qual o impacto da pandemia na sua situação financeira?

O BdP divulgou um simulador que permite comparar o impacto da pandemia na situação financeira da sua família com o de outras famílias em Portugal. Pode aceder aqui

08h14 - Alemanha reporta quase 43 mil casos de Covid-19 em 24 horas

As autoridades de saúde alemãs revelaram, este sábado, que foram diagnosticados, nas últimas 24 horas, mais 42.813 novos casos de Covid-19 no país. No mesmo período de tempo, foram reportadas 414 mortes devido à doença na Alemanha.

07h50 - Tribunal dos EUA restabelece vacinação obrigatória para grandes empresas

Um tribunal federal norte-americano restabeleceu na sexta-feira a vacinação obrigatória para empresas com mais de 100 trabalhadores, pedida pelo Governo para travar a covid-19, e suspensa, no início de novembro por outro tribunal.

07h46 - 90% das pessoas hospitalizadas com Covid-19 no Peru não foram vacinadas

90% das pessoas que estão internadas e em unidades de Cuidados Intensivos (UCI) com Covid-19 no Peru não foram vacinadas ou não têm o esquema vacinal completo, afirmou nesta sexta-feira o ministro da Saúde do país, Hernando Cevallos. "Isto não tem a ver com opiniões, mas com evidências científicas. A vacinação contra a Covid-19, junto com as medidas de prevenção, é a arma mais importante que temos para enfrentar a pandemia", recordou o governante.

07h42 - 60% dos casos em Madrid já são da variante Ómicron

A circulação da variante Ómicron, identificada pela primeira vez há um mês na África do Sul e Botswana, continua a acelerar por toda a Europa. No país vizinho, Madrid é o epicentro desta estirpe. De acordo com o El País,  60% dos novos casos já são da variante Ómicron. Tudo indica que, tal como em Portugal, que esta estirpe vinda de África do Sul se torne predominante dentro de algumas semanas em toda a Espanha.

07h40 - Vacinação de crianças arranca hoje com 77 mil inscritos

Cerca de 77 mil crianças de nove, 10 e 11 anos começam hoje a ser vacinadas contra a Covid-19, um processo que se prolonga pelo fim de semana, com os centros reservados apenas para esta faixa etária.

07h37 - Pfizer estuda dose extra da vacina para menores de 5 anos

A Pfizer disse sexta-feira que está a mudar os planos e a estudar a hipótese de testar três doses da sua vacina contra a Covid-19 em bebés e crianças em idade pré-escolar, em vez das duas habituais.

07h31 - China deteta 125 casos nas últimas 24 horas

China detetou 125 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 89 dos quais por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

07h30 - Bom dia! Começa aqui mais um registo de atualização de informações sobre a pandemia da Covid-19. Para recordar o que de relevante aconteceu hoje consulte a peça de ontem aqui

Leia Também: AO MINUTO: Novas restrições na Europa; Aeroporto de Lisboa com "pico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório