Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos seis crianças morrem em explosão de bomba em Trípoli

Pelo menos seis crianças, todas da mesma família, morreram hoje na sequência de uma explosão em Trípoli, depois de terem encontrado uma bomba perdida do último cerco à capital líbia, que durou entre 2018 e 2020.

Pelo menos seis crianças morrem em explosão de bomba em Trípoli
Notícias ao Minuto

23:46 - 17/12/21 por Lusa

Mundo Líbia

De acordo com as forças policiais, os menores, com idades compreendidas entre os seis e os 14 anos, perderam vida ao manusearem o morteiro encontrado numa fazenda na região de Al-Mamoura, localizada na zona sul da capital.

As tropas do polémico marechal Khalifa Haftar, o "homem forte" do leste da Líbia, chegaram àquela área em 2018, depois de uma rápida e eficaz campanha militar que lhe permitiu também controlar o sul do país.

No início de 2019, as forças do Exército Nacional da Líbia (ANL), criado unilateralmente por Haftar, conquistaram Sabha, capital do sul da Líbia localizada 650 quilómetros a sul de Trípoli, além de setores petrolíferos e militares na região.

De abril de 2019 a junho de 2020, Haftar tentou, em vão, conquistar militarmente Trípoli.

O fim dos combates, no verão de 2020, foi seguido em outubro do mesmo ano pela assinatura de um cessar-fogo que, desde então, tem sido de forma geral respeitado, apesar de alguns confrontos esporádicos entre grupos armados.

Desde a queda, em 2011, do regime de Muammar Kadhafi, a Líbia viveu uma década de conflitos, marcados por confrontos entre rivais do ocidente e do leste do país.

A incerteza tem pairado relativamente à realização das eleições presidenciais de 24 deste mês, e, por consequência, as legislativas previstas para um mês depois, temendo-se que o país caia novamente num caos político e militar.

Leia Também: Líbia: Grupos armados fazem demonstração de força em Tripoli

Recomendados para si

;
Campo obrigatório