Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Franceses vão poder dar um apelido a filhos que morram antes de nascer

Até ao momento, pais podiam apenas dar um nome simbólico, dado que as leis do país impedem um nado morto de ter uma identidade.

Franceses vão poder dar um apelido a filhos que morram antes de nascer
Notícias ao Minuto

10:35 - 10/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Leis

Os franceses poderão, a partir de agora, dar o seu nome ao seu filho, mesmo que este nasce sem vida. O artigo consta, desde terça-feira, no Journal Officiel do país, e permite, assim, que pais em luto possam registar os seus filhos como sendo seus e superar o luto perinatal, escreve o Le Parisien.

Para o ministro da Justiça francês, Éric Dupond-Moretti, "uma criança nascida sem vida" era até há pouco tempo considerada como "nada". A aprovação desta medida - proposta em 2020 pela senadora centrista Anne-Catherine Loisier - permite  "não acrescentar esquecimento à tragédia insuportável", que é perder um filho.

O artigo da lei prevê que seja possível incluir no registo de uma criança nascida sem vida "a pedido do pai e da mãe, o(s) nome(s) próprio(s) da criança, bem como um sobrenome que pode ser ou o do pai, ou da mãe, ou os seus dois nomes juntos na ordem escolhida por eles, dentro do limite de um nome de família para cada um dele".

Até agora, a lei permitia apenas que uma criança nascida sem vida recebesse um primeiro nome se a gravidez ultrapassasse a 15.ª semana de gestação. No entanto, nenhum apelido lhe poderia ser atribuído, uma vez que um indivíduo só obtém personalidade jurídica quando "nasce, vive e é viável".

Leia Também: Boris Johnson e Carrie Johnson foram pais pela segunda vez

Recomendados para si

;
Campo obrigatório