Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 14º MÁX 26º

Realizadora italiana Lina Wertmuller morre aos 93 anos

A realizadora italiana Lina Wertmuller, pioneira do cinema e a primeira mulher realizadora a ser nomeada para os Óscares, morreu hoje em Roma aos 93 anos, revelaram os 'media' italianos.

Realizadora italiana Lina Wertmuller morre aos 93 anos
Notícias ao Minuto

17:45 - 09/12/21 por Lusa

Mundo Cinema

Lina Wertmuller, nascida em Roma em 1928, de uma família aristocrata com raízes suíças, estudou teatro, dirigiu espetáculos de marionetas, escreveu para rádio e televisão, mas foi no cinema que se notabilizou.

Nos anos 1960 foi assistente do realizador Federico Fellini, que considerava um mentor, no filme "8 1/2".

A agência France-Presse apelida-a de "rainha da comédia", enquanto a agência noticiosa italiana Ansa sublinha o "toque surrealista e cómico" nas obras, e escolha de títulos longos, quase uma imagem de marca de Lina Wertmuller.

Assinou o primeiro filme em 1963 com "I basilischi", e saboreou o sucesso com o filme "Mimi metallurgico ferito nell'onore", em 1972, que competiu para a Palma de Ouro, em Cannes.

Na mesma década, em 1977, foi a primeira mulher a ser nomeada para o Óscar de melhor realização, com "Pasqualino Settebellezze", filme que contou ainda com outras três nomeações para os prémios da academia norte-americana, incluindo o de melhor ator, para Giancarlo Giannini.

Na altura, Lina Wertmuller era uma das poucas mulheres a trabalharem em cinema, sem ser na representação, num tempo em que predominavam os homens atrás das câmaras.

Nos anos mais recentes, o seu cinema esteve mais atravessado por temas históricos e políticos, mas sempre com um humor corrosivo.

Em 2019, a academia norte-americana atribuiu-lhe um Óscar honorário pelo conjunto da carreira.

Leia Também: Festival de Cinema e Literatura do Algarve muda-se para Faro em 2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório