Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2022
Tempo
14º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

ONU afirma que processo de paz no Sudão do Sul está "seriamente ameaçado"

As Nações Unidas afirmaram hoje que o processo de paz no Sudão do Sul está seriamente ameaçado devido à sua aplicação demasiado lenta e apelaram ao relançamento das negociações.

ONU afirma que processo de paz no Sudão do Sul está "seriamente ameaçado"

Desde a obtenção da sua independência do Sudão, em 2011, o mais jovem país do mundo enfrenta uma permanente crise económica e política e arrisca um regresso a guerra civil, que entre 2013 e 2018 provocou 400.000 mortos e quatro milhões de deslocados.

O acordo de paz firmado em 2018 estabeleceu que o Presidente Salva Kiir e o antigo rebelde e atual vice-presidente Riek Machar, adversários durante a guerra civil, partilhassem o poder num Governo de união nacional.

O Governo permanece sob a constante ameaça de lutas pelo poder que estão a comprometer a aplicação do acordo de paz e alimentam a violência endémica.

"As partes devem fornecer um novo impulso ao processo e manifestar uma vontade política contínua e coletiva para finalizar certos pontos cruciais do acordo", alertou em conferência de imprensa o enviado especial da ONU ao Sudão do Sul, Nicholas Haysom.

Haysom também alertou para as severas inundações no país que afetam mais de 800.000 pessoas.

"Apenas posso qualificar de dramática a atual situação. As águas não recuam e centenas de milhares de pessoas permanecem deslocadas e necessitam desesperadamente de ajuda", indicou.

A aliança entre Kiir e Machar enfrentou novas ameaças em agosto, após os combates que eclodiram entre fações rivais do partido do vice-presidente, o SPLM-IO, e o seu aparelho militar, o SPLA-IO.

Segundo Machar, estas disputas, que provocaram pelo menos 32 mortos, destinaram-se a evitar a formação de um exército único, um dos pontos decisivos do acordo de paz.

Leia Também: ONG alerta para "terríveis condições" em campo de refugiados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório