Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2022
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Argentina vai presidir Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

A Argentina vai presidir o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 2022, após ter sido eleita na segunda-feira para liderar o importante órgão que procura garantir o respeito e proteção dos direitos e liberdades fundamentais no mundo.

Argentina vai presidir Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas

A eleição do país sul-americano para este Conselho, que funciona em Genebra e é composto por 47 países eleitos da Assembleia-Geral da ONU, recebeu críticas por parte de alguns países.

Estes consideram que a Argentina tem pouco respeito pelos princípios fundamentais do Conselho de Direitos Humanos, noticia a agência EFE.

O embaixador argentino em Genebra, Frederico Villegas, irá assumir a liderança do Conselho a partir de 01 de janeiro.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas reúne-se quatro vezes por ano por períodos de três a quatro semanas.

Para Villegas, uma das tarefas mais importantes do Conselho é garantir o respeito ao direito internacional e evitar a politização de debates e decisões, entendendo que isso poderia levar à polarização e causar a deterioração e paralisia daquele órgão.

O diplomata acrescentou que, durante o ano de mandato que tem pela frente, irá fomentar o diálogo e a compreensão sobre os aspetos e diferenças comuns em matéria de direitos humanos.

Frederico Villegas propôs também que este órgão assuma um papel mas proeminente na prevenção de conflitos e nos processos de reconstrução.

O futuro responsável elogiou a atuação da atual presidente e embaixadora das Fiji, Nazhat Shameem Khan, pelo trabalho durante o segundo ano de pandemia de covid-19.

No mandato que termina no final do ano foram aprovadas 175 resoluções sem que tenha sido adiada ou cancelada qualquer sessão, apesar de algumas terem sido realizadas 'online'.

Leia Também: ONU suspende acreditação dos embaixadores de regimes afegão e birmanês

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório