Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Partido Conservador perde votos mas vence eleição parlamentar britânica

O Partido Conservador venceu a eleição parlamentar no círculo uninominal de Old Bexley e Sidcup, sudoeste de Inglaterra, mas perdeu votos para o Partido Trabalhista, de acordo com os resultados anunciados hoje. 

Partido Conservador perde votos mas vence eleição parlamentar britânica
Notícias ao Minuto

11:05 - 03/12/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

Louie French ganhou com 51,48% dos votos, menos do que os 64,5% alcançados em 2019 por James Brokenshire, antigo ministro cuja morte de cancro em outubro desencadeou esta eleição. 

O Partido Trabalhista, principal força da oposição, recolheu 30,9% dos votos. 

Em terceiro lugar, à frente dos Liberais Democratas e Verdes, ficou o eurocético Richard Tice, líder do Partido Reform, sucessor do Partido do Brexit, que defende o fim de todas as restrições introduzidas para conter a pandemia da covid-19. 

A eleição teve lugar numa altura em que o Partido Conservador parece estar a perder popularidade nas sondagens. 

Uma nova eleição parlamentar parcial vai ter lugar dentro de duas semanas, a 16 de dezembro, no círculo de North Shropshire, no centro de Inglaterra, desencadeada pela demissão do Conservador Owen Paterson. 

O antigo deputado esteve no centro de um escândalo, quando o Governo tentou bloquear a sua suspensão por ter tentado influenciar ministros a favor de duas empresas que lhe pagavam mais de 100.000 libras (119.000 euros) por ano.

O Governo acabou por recuar, tendo o primeiro-ministro, Boris Johnson, admitido que tinha sido um "erro". 

Nas últimas semanas, Johnson tem também atraído críticas do seu próprio partido devido a alterações nos planos de apoio social e de investimento nos transportes ferroviários. 

As próximas eleições legislativas nacionais só estão previstas para maio de 2024, mas podem ser antecipadas se o primeiro-ministro assim o decidir.  

Leia Também: Migrações: França rejeita patrulhas conjuntas com Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório