Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Partido Conservador perde votos mas vence eleição parlamentar britânica

O Partido Conservador venceu a eleição parlamentar no círculo uninominal de Old Bexley e Sidcup, sudoeste de Inglaterra, mas perdeu votos para o Partido Trabalhista, de acordo com os resultados anunciados hoje. 

Partido Conservador perde votos mas vence eleição parlamentar britânica

Louie French ganhou com 51,48% dos votos, menos do que os 64,5% alcançados em 2019 por James Brokenshire, antigo ministro cuja morte de cancro em outubro desencadeou esta eleição. 

O Partido Trabalhista, principal força da oposição, recolheu 30,9% dos votos. 

Em terceiro lugar, à frente dos Liberais Democratas e Verdes, ficou o eurocético Richard Tice, líder do Partido Reform, sucessor do Partido do Brexit, que defende o fim de todas as restrições introduzidas para conter a pandemia da covid-19. 

A eleição teve lugar numa altura em que o Partido Conservador parece estar a perder popularidade nas sondagens. 

Uma nova eleição parlamentar parcial vai ter lugar dentro de duas semanas, a 16 de dezembro, no círculo de North Shropshire, no centro de Inglaterra, desencadeada pela demissão do Conservador Owen Paterson. 

O antigo deputado esteve no centro de um escândalo, quando o Governo tentou bloquear a sua suspensão por ter tentado influenciar ministros a favor de duas empresas que lhe pagavam mais de 100.000 libras (119.000 euros) por ano.

O Governo acabou por recuar, tendo o primeiro-ministro, Boris Johnson, admitido que tinha sido um "erro". 

Nas últimas semanas, Johnson tem também atraído críticas do seu próprio partido devido a alterações nos planos de apoio social e de investimento nos transportes ferroviários. 

As próximas eleições legislativas nacionais só estão previstas para maio de 2024, mas podem ser antecipadas se o primeiro-ministro assim o decidir.  

Leia Também: Migrações: França rejeita patrulhas conjuntas com Reino Unido

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório